Pollyana Galvão
Mais um núcleo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) foi inaugurado em Imperatriz nessa quinta-feira (13). O polo funcionará no setor Beira-Rio, para atender às crianças da comunidade, que antes se deslocavam para o Peti no bairro Bacuri. Atualmente, são assistidas 1.970 crianças e adolescentes distribuídos em 23 núcleos, sendo 14 na zona urbana e nove na zona rural.
A secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, ressaltou a importância da Prefeitura para a instalação de mais um núcleo do Peti em Imperatriz. “Estou muito feliz pelo apoio da Prefeitura neste processo. O aluguel dos imóveis do Peti e toda a nossa equipe são pagos pela Prefeitura. Isso é um investimento, pois estamos cuidando das pessoas. Em breve também implantaremos o núcleo do ProJovem nessa comunidade”, explicou.
O coordenador do Peti, Odair Lima, destacou a relevância da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para a população de Imperatriz. “Orgulho-me por fazer parte dessa Secretaria, que está fazendo a mudança na assistência social na cidade. Estamos abrindo esse Peti para beneficiar os moradores dessa comunidade, tenham a certeza que receberemos e cuidaremos das crianças com muito carinho e amor”, garantiu.
O morador do setor Beira-Rio, Francisco dos Santos, que tem cinco filhos inseridos no Peti, agradeceu pela implantação do programa no bairro. “Isso é um sonho de todos nós, ver o poder público dando essa assistência para essa comunidade tão carente. Nós sabemos o quanto que esse bairro é marginalizado, com esse programa nós queremos um futuro melhor para essas crianças”.
Peti
O Peti, programa do Governo Federal realizado pela Prefeitura por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), foi ampliado nos últimos três anos. O programa visa combater as piores formas de exploração do trabalho infantil, oferecendo às crianças e adolescentes (de 6 a 15 anos) atividades educativas, esportivas e de lazer.
As crianças participam de atividades como reforço escolar, capoeira, hip hop, música, dança, futebol, vôlei e natação, além do Coral Curumim, que é formado por 100 crianças inseridas no Peti. Atualmente, o coral está gravando um CD que contará 16 músicas distribuídas em 11 faixas, entre elas algumas canções de Luiz Gonzaga, o Hino Nacional, o Hino do Estado do Maranhão e o Hino de Imperatriz.
Comentários