Imperatrizenses com deficiência física cantam, recitam poesias, dançam e prometem um show de talentos para a tarde deste sábado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O evento é alusivo ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, lembrado hoje, 21 de setembro. A data foi instituída em 1982.
Durante toda a semana, o Fórum Regional das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia desenvolveu uma série de atividades em parceria com o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O objetivo é incentivar a luta pela inclusão social de milhares de pessoas com deficiências em Imperatriz.
“Resolvemos em reunião do Fórum Regional das Entidades, que abrange vários municípios, uma semana alusiva ao Dia de Luta das Pessoas com Deficiência, instituído há 31 anos. A inclusão é um processo lento e complexo, mas estamos em processo de construção dessa proposta”, diz Maria da Conceição, representante de uma das entidades envolvidas no movimento. Entre as entidades participantes do Fórum Regional, em Imperatriz estão a APAE, Cenapa, ADI, entre outras. “Precisamos que as entidades de Imperatriz entendam que são o Fórum. As outras associações podem vir pra nosso meio, como os lesados medular e soropositivos”, reforça.
Na manhã de ontem, o movimento expôs trabalhos como pinturas em telas e produtos de artesanato produzidos por pessoas com algum tipo de deficiência. A exposição aconteceu na Praça de Fátima. Na tarde deste sábado, o Dia da Luta das Pessoas com Deficiência vai reunir talentos. “Pessoas com deficiência vão mostrar para a sociedade imperatrizense que têm talento, que sabem cantar, contar piada. A arte também está na vida dessas pessoas”, explica Maria da Conceição.
A Secretaria Municipal de Saúde é localizada no cruzamento da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa com a Rua Coriolano Milhomem, Centro. (Hemerson Pinto)