Pesquisa realizada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam) sobre limpeza da feira do Mercadinho será divulgada nesta quinta-feira (24), a partir das 15h, no 2º piso do antigo prédio da Semed, localizado na rua Simplício Moreira, 1478, próximo à Praça de Fátima, no Centro.
De acordo com informações da assessora de Projetos Especiais, Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida, “o resultado da pesquisa mostrará o verdadeiro raio ‘x’ verificado in loco na principal feira livre de Imperatriz”.
“Esse é um momento necessário para elaboração de um plano de ação para implantação do projeto denominado ‘Feira Limpa’”, defendeu ela, ao observar que o programa faz parte da implementação da política municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Ivanice Cândido explica que o objetivo da pesquisa foi ouvir feirantes e comerciantes para que seja traçado um plano de ação integrado para viabilizar a execução do programa “Feira Livre”.
“Dentro desse plano integrado, todos nós temos responsabilidade compartilhada com os resíduos sólidos: poder público, feirantes, comerciantes e consumidores”, disse ela, que revela que 73% dos feirantes do Mercadinho residem na cidade de Imperatriz.
Ela ressalta que 27% dos feirantes não moram em Imperatriz, mas acabam gerando resíduos na área do Mercadinho. Diante do quadro, Ivanice Cândido entende que consumidores, feirantes e comerciantes são responsáveis pelos resíduos gerados em feiras livres na cidade.
Na pesquisa, 92% dos entrevistados (donos de depósitos) disseram que devem contribuir para manter a limpeza da feira do Mercadinho; 98% dos feirantes disseram na pesquisa que a limpeza do local das feiras contribui para melhorar as vendas. “Nós entendemos como de suma importância a participação das secretarias municipais de Agricultura, Infraestrutura e da Vigilância Sanitária no processo de formatação do programa Feira Limpa”, finalizou. (Gil Carvalho)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14986
Pesquisa sobre limpeza em feira será apresentada hoje
O trabalho será divulgado pela Assessoria de Projetos Especiais da Sepluma
Comentários