Comércio pode ter movimento menor em relação ao ano passado

A Pesquisa de Intenção do Consumo para o Dia dos Namorados 2015 em Imperatriz, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), em parceria com a Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest) e o Sindicato do Comércio Varejista de Imperatriz (Sindicom), apresentou 77,0% dos consumidores imperatrizenses com predisposição para comprar presentes em função da data. O índice representa uma queda de 3,0% em relação à intenção de consumo registrada no ano anterior.

Do público que vai às compras este ano, o estudo prevê que os homens, com 77,9% de intenção de consumo, apresentam-se com mais disposição para comprar presentes. Além disso, as pessoas com mais de 36 anos (82,0%), aqueles que possuem ensino superior (85,9%) e renda familiar mensal acima de seis salários mínimos (88,2%), devem ser os maiores consumidores.
“Disponibilizamos esta ferramenta para que os empresários do comércio possam otimizar as vendas e atrair os consumidores neste momento de cautela que impede maiores reações do setor. O empresário imperatrizense precisa estar atento à realidade econômica pela qual o país está passando, para que não seja pego de surpresa com excessos nos estoques e preços além das possibilidades dos clientes”, explicou o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva.
Consumo - Entre os produtos preferidos pelos consumidores imperatrizenses, os artigos de vestuário, com 19,9% de intenção de consumo, continuam liderando a lista deste ano, assim como em 2014, apesar da queda de 8,3% em relação à preferência demonstrada no ano anterior. Além disso, os presentes que mais se destacaram este ano foram os chocolates, que alcançaram 13,1% das intenções de consumo, os calçados (12,9%) e relógios (12,7%).
Os locais para a realização das compras dos presentes para o Dia dos Namorados deste ano continuam sendo liderados pelas lojas de shopping center, que é a escolha de 53,7% dos consumidores entrevistados. Em segundo lugar estão as lojas localizadas no Centro Comercial, com 49,8%. Na comparação com 2014, os shopping centers caíram 9,7% e as lojas do Centro Comercial cresceram 77,2%.
No quesito modalidade de pagamento, ao contrário do ano passado, as compras com cartão de crédito superaram as compras à vista no período, uma vez que 57,1% dos consumidores demonstraram interesse pelo pagamento com cartão de crédito e 40,8% apontou a escolha pelo pagamento à vista com dinheiro.
Comemoração e valores - Em relação à intenção de comemorar a data, a pesquisa demonstrou que 81,2% dos consumidores imperatrizenses têm a intenção de celebrar de alguma forma o Dia dos Namorados, o que representa um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre esse público, 31,1% apontaram os restaurantes como o local escolhido, seguido de 29,7% que pretendem comemorar em casa, 14,4% que irão para os hotéis ou motéis.
Quanto ao valor que os imperatrizenses pretendem gastar, o levantamento constatou que o valor médio do presente para este ano é de 134 reais e o valor médio da compra, incluindo a comemoração, é de 216 reais. Ambos os valores médios registraram aumento em relação aos valores calculados no ano passado. O valor por presente subiu 5,5% e o valor da compra cresceu 4,3%.
Saiba mais - Em relação às motivações para os consumidores comprarem neste período, a pesquisa revelou que as promoções, com 45,5% da indicação das pessoas entrevistadas, é o motivo mais relevante para influenciar as compras, seguido dos preços (40,3%), a qualidade dos produtos (28,4%), as vitrines bem montadas (19,2%) e a recepção dos vendedores (16,4%).
A pesquisa de intenção de consumo para o Dia dos Namorados 2015 em Imperatriz entrevistou 600 pessoas, entre homens e mulheres com mais de 18 anos, nos principais pontos de circulação de consumidores da cidade. A margem de erro da amostra é de 3,7% e a margem de segurança é de 95%.