A ação aconteceu na Academia da Saúde Beira Rio e contou com a participação de aproximadamente 200 homens

As atividades da campanha Novembro Azul já iniciaram em Imperatriz. Levando em consideração que a programação da Secretaria Municipal de Saúde está focada na prevenção do câncer de próstata e também nos cuidados com a saúde masculina, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) promoveu na manhã de ontem (10) um circuito saúde com os pescadores.

A ação aconteceu na Academia da Saúde, polo Beira Rio, e contou com a participação de aproximadamente 200 homens, que contaram com avaliação antropométrica e nutricional, consultas médicas, exames preventivos da próstata, teste de glicemia, medição de pressão arterial e ainda testes de HIV e sífilis.
Para a secretária de Saúde, Conceição Madeira, os serviços disponibilizados são um incentivo para os homens que reclamam da falta de tempo para cuidar da saúde. "Durante todo o mês, nossas ações estão voltadas para a saúde masculina e o grupo de pescadores da nossa cidade é composto em sua maioria por homens e poder ofertar atendimento in loco para eles faz com que eles se cuidem melhor", afirma a secretária.
Francisco de Sousa Ferreira aproveitou a oportunidade para colocar os exames em dia. "Eu fiz o teste da diabetes, e medi minha pressão, graças a Deus está tudo bem. E ainda passei ali no médico. Uma ação dessa é muito boa, porque a gente não precisa nem ir no posto de saúde, aqui mesmo eu já fiz quase tudo. Muito bom o atendimento!", exclamou o pescador ao elogiar a forma de trabalho da equipe que esteve no local.
Os atendimentos, segundo explica a coordenadora do CEREST Regional de Imperatriz, Kalianne Almeida, visam também avaliar as condições de saúde e de trabalho da classe. "Temos históricos que nos indicam alguns problemas de saúde que podem acometer os pescadores, e pensando nisso, estamos aqui fazendo avaliações para que possamos diagnosticar possíveis doenças do trabalho de forma preventiva", ressalta a coordenadora.
A coordenadora acrescenta ainda que, a partir das atividades desenvolvidas no dia a dia dos pescadores, eles podem ser acometidos com perda auditiva (devido ao barulho dos motores dos barcos), problemas de visão (por causa do reflexo dos raios solares que incidem sobre as águas), problemas de pele, bem como um câncer (por causa da exposição ao sol); micoses, LER e problemas ergonômicos devido ao peso que carregam rotineiramente.
Novembro Azul - Na tarde de segunda-feira (09), aconteceu a primeira palestra sobre Câncer de próstata e saúde do homem da programação do "Novembro Azul". Realizada pelo oncologista Ricardo Nakamura, a palestra foi na sede da Eletronorte, direcionada aos trabalhadores da empresa. Em continuidade às ações, aconteceu na manhã de ontem (10) o circuito saúde com os pescadores na Academia da Saúde da Beira Rio.
Hoje (11) os atendimentos da Campanha continuam com realização de exames preventivos da próstata com a Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer na Vila Conceição e duas palestras: uma às 8h, na Unidade de Ressocialização Prisional (UPRI), e outra às 16h, no Hotel Ibis. (Maria Almeida - ASCOM)