Hemerson Pinto

A informação foi repassada ao jornal O PROGRESSO por um dos pescadores associados à Colônia Z29. Seu Raimundo e sua esposa aguardam ansiosos o pagamento do benefício, que segundo ele deve ser feito nos próximos dias, depois do anúncio do bloqueio determinado pelo Supremo Tribunal Federal, atendendo ao pedido do Governo Federal.
O bloqueio seria por 120 dias. Os pescadores têm o direito a receber seguro defeso por um período de cinco meses, durante a piracema, época em que é proibida a pesca para fins comerciais. O motivo, segundo a ação apresentada pela presidente Dilma Rousseff ao STF, seria que o pagamento geraria impacto de 1,6 bilhões aos cofres públicos, além de outros R$ 3 milhões em custos operacionais.
Segundo o pescador Raimundo, que durante a piracema exerce a atividade de feirante para complementar a renda da família, os pescadores do Maranhão e do Tocantins estão entre os beneficiários que deverão nos próximos dias começar a colocar a mão no dinheiro, de acordo com informações que teria recebido da Colônia Z29. O presidente da Colônia Z29 não foi encontrado por nossa reportagem.