Bastante concorrida a cerimônia de entrega da comenda Frei Manoel Procópio, do troféu Jurivê de Macedo e da menção honrosa “Orgulho da Gente”, realizada na sexta-feira (13), às 21h, no salão de eventos El Shaday (Avenida XV de Novembro, setor Beira-Rio), em Imperatriz.
O prefeito Sebastião Madeira, o secretário de Estado, Luís Fernando Silva (Casa Civil); o deputado estadual Léo Cunha (PSC); o presidente da subseção da OAB, Vandir Fialho; o comandante do 50º BIS, Tenente Coronel Baddy Mitre; a vereadora Fátima Avelino e o capitão Helquias Santigo, comandante da Marinha do Brasil em Imperatriz, fizeram parte da mesa oficial da cerimônia.
A solenidade, que fez parte das festividades dos 160 anos do aniversário de Imperatriz, comemorados na próxima segunda-feira, dia 16, contou ainda com a presença de várias lideranças políticas, comunitárias, amigos e familiares das personalidades homenageadas com a comenda Frei Manoel Procópio, troféu Jurivê de Macedo e a menção honrosa “Orgulho da Gente”.
Pelo menos 18 personalidades foram homenageadas pela Prefeitura de Imperatriz. Foram agraciados com a comenda Frei Manoel Procópio: o bispo da diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana; a médica Maria do Carmo Lira, o odontólogo Ribamar Bezerra, o juiz Delvan Tavares (Infância e da Juventude, o médico Evilásio Oliveira, o advogado João Jacob Said e a bioquímica Graça Cortez.
A professora universitária Arlene Azevedo, o advogado José Lamarck de Andrade Lima e o jornalista Sérgio Macedo, secretário de Estado da Comunicação Social do Governo do Maranhão, foram agraciados com o troféu Jurivê de Macedo, honraria instituída pela Prefeitura de Imperatriz.
Foram homenageados com a distinção honrosa “Orgulho da Gente” a juíza Sara Fernanda Gama, o cantor Stênio, o funcionário público aposentado José Moreira da Silva, a colunista social Maria Leônia, o artista plástico Tom Neves, o promotor de Justiça Sandro Bíscaro, o radialista Sitonio Silva e o diretor Jean Carlo Toledo, do Promic (Projeto Missão Criança).
Reconhecimento
O prefeito Madeira disse que a entrega da comenda Frei Manoel Procópio, do troféu Jurivê de Macedo e da distinção honrosa “Orgulho da Gente” representa um reconhecimento às personalidades que prestaram relevantes serviços ao povo de Imperatriz. “Justiça seja feita a essas pessoas que ao exercerem a sua cidadania ajudaram (e ajudam) a construir uma cidade melhor. E nesses 160 anos Imperatriz achou por bem homenageá-los”, disse.
Ele relembrou que a cidade passou 100 anos estagnada, mas depois da década de 1960 com a construção da rodovia Belém-Brasília, Imperatriz passou a sofrer uma transformação econômica e de crescimento. “Hoje a cidade possui um forte potencial econômico nas áreas do comércio, da indústria e da prestação de serviços, onde também é polo universitário”, enfatiza.
O advogado José Lamarck de Andrade Lima, que recebeu o troféu Jurivê de Macedo, fez um destaque especial durante cerimônia ao prefeito Madeira, que embora não sendo seu aliado político, agradeceu pela concessão da honraria.
“A maioria do povo imperatrizense deu a esse homem Sebastião Torres Madeira o poder de escolher a quem a cidade homenagear. Eu não o escolhi (Madeira), não sou seu aliado político, nem sou eleitor de Madeira, mas é um ato de dignidade enorme ele (Madeira) colocar meu nome nessa homenagem. Esse é um ato de honradez. E isso eu não posso ficar calado, muito obrigado!”, finalizou. (Comunicação)
Comentários