Os levantamentos necessários para instalação de rede elétrica e instalação de luminárias foram realizados na Praia do Cacau pela empresa prestadora de serviço de manutenção e iluminação à Prefeitura de Imperatriz. A informação foi prestada ontem à reportagem pelo superintendente municipal de Proteção e Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto.

“Vamos disponibilizar a infraestrutura necessária aos banhistas e turistas: palco, sonorização, banheiros químicos, energia elétrica, demarcação da área de segurança e guarda-vidas”, garantiu ele, que anunciou a abertura oficial do período de veraneio para o próximo dia 19 (domingo) na Praia do Cacau, a maior área de lazer das famílias imperatrizenses.
Ele explica que anteriormente participou de reunião com diretores da usina hidrelétrica de Estreito-MA (125 km de Imperatriz) para obter uma previsão sobre o fluxo da vazão d’água a ser liberado durante esse período de veraneio nas praias do rio Tocantins.
De acordo com Chico do Planalto, a previsão é que o período de veraneio se estenda até meados de 20 de agosto, conforme dados fornecidos pelos diretores da hidrelétrica de Estreito, quando será liberado um maior volume d’água no rio Tocantins.
Alerta – O superintendente de Proteção e Defesa Civil alerta os banhistas quanto aos riscos dos chamados “porões” (buracos na praia) formados por dragas – máquinas instaladas em barcos que fazem a extração da areia no rio nas imediações da Praia do Cacau.
“Teve uma senhora vítima de afogamento por causa desse problema na Praia do Cacau; caiu no buraco e não conseguiu forças para sair, entrou em desespero, mas acabou sendo salva por um barqueiro que passava pelo local”, conta ele, que recomenda cautela às crianças, jovens e adultos que frequentaram a Praia do Cacau. [Gil Carvalho – ASCOM]