Este final de semana marca o penúltimo do período oficial do veraneio que iniciou dia 17 de julho e prevê-se que se estenderá até o dia 18 de setembro. Durante todo esse período as praias do Cacau e do Meio receberam milhares e milhares de imperatrizenses e turistas dos mais diversos rincões do Brasil e até do estrangeiro que se deliciaram com o banho nas águas do rio Tocantins.
O período de veraneio transcorreu num clima de tranquilidade, de lazer, sem que tenha havido um incidente mais grave envolvendo os banhistas ou qualquer membro de sua organização. "Até o momento não foi registrado um só afogamento com morte e espero que encerremos a programação sem que isso aconteça", afirma Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, superintendente de Proteção e Defesa Civil.
Mas para que o período do veraneio transcorrera nesse clima, a Prefeitura Municipal, por determinação do prefeito Sebastião Madeira, dotou as praias do Cacau e do Meio de toda uma estrutura necessária para o conforto e segurança dos banhistas, bem como, dotando os barqueiros, vendedores ambulantes e barraqueiros de melhores condições de trabalho.
Para tanto, a Prefeitura Municipal, durante os dois mandatos do prefeito Sebastião Madeira, levou energia elétrica para os dois balneários, de forma que os barraqueiros tivessem condições de manter bebidas e alimentos em condições ideais de consumo. A energia levada às praias, além de iluminar por toda a noite, serve também ao palco da Praia do Cacau aonde se apresentam os cantores e bandas.
Visando uma total segurança dos banhistas, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil em parceria com o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, treinou guardas vidas, os quais, durante esse período monitoram os banhistas, nas áreas previamente demarcadas. Resultado dessa ação: até o momento, nenhum registro de afogamento com morte.
Com órgãos de segurança como a Polícia Militar e Marinha do Brasil como parceiras, os freqüentadores dos dois balneários tiveram a segurança necessária tanto em terra, quanto na água. A Prefeitura Municipal manteve ainda na Praia do Cacau o serviço de atendimento do SAMU com sua equipe visando atender qualquer pessoa que sofresse qualquer acidente.
Secretarias como a de Trânsito, Infraestrutura, Planejamento e Meio Ambiente, Saúde, Sedes, com suas respectivas coordenações, estão dando todo apoio ao elogiado trabalho da equipe da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, coordenadora-geral do período do veraneio. O coordenador Chico do Planalto garante que vai encerrar o período com um dia de muito lazer para os banhistas. Domingos Cezar [ASCOM]
Comentários