Tem início neste domingo (4) o período oficial de veraneio, que se estenderá provavelmente até o final do mês de setembro em Imperatriz. A abertura oficial da temporada será realizada às 10 horas pelo prefeito Sebastião Madeira e contará com a participação de atrações musicais locais.
Durante todo o dia de ontem, homens da Superintendência Municipal de Defesa Civil e do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros estiveram nos dois balneários (praias do Meio e do Cacau) fazendo a demarcação da área destinada aos banhistas. As praias diminuíram este ano, porém a área demarcada propiciará toda segurança aos banhistas.
“Quem tomar banho dentro da área demarcada certamente não correrá risco de afogamento”, afirma Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, superintendente da Defesa Civil. Ele garante que a Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, treinou 30 guardas vidas que farão a segurança dos frequentadores dos dois balneários.
De acordo com Chico do Planalto, dos 30 guardas vidas, 22 atuarão na Praia do Cacau, enquanto 8 deles prestarão serviço na Praia do Meio. O superintendente afirma que o prefeito Sebastião Madeira cobrou dos secretários envolvidos na organização do veraneio que propiciem aos banhistas toda segurança possível para evitar afogamentos.
Entretanto, ele orienta aos frequentadores dos dois balneários que não ultrapassem a linha de segurança marcada com boias; que não abusem da bebida alcoólica e nunca deixem as crianças sozinhas. “Se todos seguirem essas orientações, com certeza teremos um veraneio festivo, sem mortes, pois esse é o desejo do prefeito e de todos nós”, diz Chico do Planalto.
Apesar de ser de responsabilidade da Marinha do Brasil, Chico do Planalto aconselha as pessoas que, ao adentrarem nos barcos, coloquem os coletes e, se o barco não possuir os coletes, que os banhistas denunciem à Marinha. O superintendente observa, ainda, que o Corpo de Bombeiros vai estar presente nos dois balneários com homens e barcos visando prestar também segurança aos banhistas.
A Praia do Cacau, de acordo com Chico do Planalto, conta com 35 barracas, energia elétrica, palco para shows musicais. A Secretaria Municipal de Saúde providenciou uma ambulância para atender toda pessoa que sofrer qualquer acidente, enquanto a Vigilância Sanitária vai fiscalizar as cozinhas das barracas ali instaladas. A Praia do Meio conta com 20 barracas e a mesma estrutura de segurança.
As Secretarias de Infraestrutura e de Planejamento Urbano e Meio Ambiente cuidarão da limpeza dos dois balneários. A Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) fica com a responsabilidade da montagem, iluminação do palco e shows. “Vamos realizar um veraneio alegre e festivo à altura do povo de Imperatriz”, garante Lucena Filho, presidente da Fundação. (Domingos Cezar/ASCOM)