Mesmo com experiência de condução, habilidade e tolerância ao risco, os motociclistas precisam prevenir-se nesta época do ano na região sul do estado, com o início do período de chuvas. Dirigir a moto com cautela, nestas circunstâncias, é sempre um aliado para garantir a segurança sobre duas rodas.
Alexsandro Gomes, gerente da oficina da Motoca, afirma que todo motociclista precisa observar diversos itens na moto com o intuito de evitar acidentes. Ele destaca alguns pontos importantes para uma pilotagem adequada:
- Ter uma capa de chuva de boa qualidade, seja na mochila ou na garupa da moto, para não ser surpreendido com uma chuva repentina.
- É necessário estar atento à corrente de transmissão da moto, pois a água da chuva resseca a lubrificação, folgando-a com mais facilidade.
- Os freios e a calibragem dos pneus precisam ter uma atenção especial para que a moto mantenha o equilíbrio durante o percurso e proporcione mais estabilidade na pista.
- Observar a ocorrência de algum ruído anormal na moto, que facilita a identificação de possíveis problemas.
- Evitar trafegar em local alagado com buracos encobertos pela água, sendo importante diminuir a velocidade e não passar com freios acionados.
Alguns desses cuidados são tomados pelo motociclista Lucas de Sousa, que enfatiza a necessidade de buscar sempre uma orientação profissional para não gerar riscos à segurança ao pilotar. “Eu sempre busco manter minha moto com revisão regular e levo em postos autorizados da concessionária. Para evitar acidentes, é preciso ter uma conduta de educação no trânsito”, conclui.(Assessoria de Comunicação da Honda Motoca)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14924
Comentários