As chuvas que caíram nos últimos dias em Imperatriz não representaram grandes riscos de alagamentos em locais propícios a esse tipo de situação, segundo informações da Superintendência de Defesa Civil do Município. Em alguns pontos da cidade, a água de riachos chegou a transbordar durante a chuva da última sexta-feira, mas sem provocar prejuízos como de costume.
Segundo a Defesa Civil, frentes de limpeza seguem por toda a extensão, no perímetro urbano, dos riachos Santa Teresa, Capivara e Bacuri, sendo que o último recebe trabalho de duas equipes. “Depois que for concluído o trabalho que eles estão fazendo nestes riachos, serão deslocadas as equipes para outros pontos”, afirma o superintendente Francisco das Chagas, citando como exemplo a grota José de Alencar, na região do Grande Santa Rita.
Mesmo com o trabalho que é realizado pelo município nos riachos que cortam a cidade, no último domingo uma grande quantidade de lixo ficou acumulada na ponte sobre o Riacho Bacuri, resultado do descaso de quem prefere jogar lixo nos riachos a aguardar a coleta.
O trabalho de limpeza começou a ser feito depois que a Defesa Civil entregou relatório de vistoria técnica à Secretaria de Infraestrutura. Dos recursos do Governo do Estado destinados à pavimentação de 17km de rua, o prefeito Sebastião Madeira reservou uma parcela para limpar os riachos, como prometeu durante visita do governador Flávio Dino, no mês de janeiro.
Na operação de limpeza dos riachos já foram encontrados sofás, pedaços de geladeira, fogão, entre outros móveis e eletrodomésticos descartados por moradores. A Defesa Civil informou que, após a conclusão dos trabalhos, as equipes ficarão concentradas na limpeza dos bueiros e cabeceiras de pontes. “O objetivo é não deixar acumular lixo”, explica Francisco das Chagas. (Hemerson Pinto)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15258
Comentários