O final de semana na Praia do Cacau, apesar do elevado número de banhistas, transcorreu num clima de muita tranquilidade, sem uma ocorrência que chamasse atenção da coordenação do Veraneio 2016. A informação foi prestada pelo superintendente municipal de Proteção e Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto.
O mesmo não aconteceu na Praia do Meio, quando um dos barraqueiros implantou um cabo energizado de cerca de trezentos metros, de sua barraca à beira d'água, para ligar um aparelho de som. De acordo com Chico do Planalto, que esteve no local para tomar providências, o cabo, inicialmente, se estendia sobre a areia colocando em risco as pessoas que ali transitavam.
De acordo com o superintendente, após acalorado debate, a Defesa Civil estendeu o fio em pequenos postes, mas que, mesmo assim, poderia causar risco aos banhistas, principalmente as crianças, por serem mais curiosas. A coordenação decidiu por convidar uma equipe de técnicos da iluminação pública, que condenaram a sustentação e a ligação.
Chico do Planalto disse que um dos técnicos tomou a iniciativa de chamar a atenção de todos os barraqueiros para que estes não estendam fios de energia em qualquer parte da praia, pois coloca em riscos a vida dos banhistas e deles mesmos, caso tenham contato com o fio, principalmente quando a pessoa estiver molhada. "É morte na certa", alertou o técnico.
O superintendente lembrou aos barraqueiros que o prefeito Sebastião Madeira envidou todos os esforços no sentido de levar energia para os balneários da Praia do Meio e Praia do Cacau, coisa que não existia antes de sua administração. "Desde o início de seu primeiro mandato que as duas praias são servidas de energia, que resultam num grande benefício ao barraqueiro".
Coordenador-geral do período do veraneio, Chico do Planalto lembrou ainda que os maiores beneficiados são os barraqueiros da Praia do Meio, por esse balneário ser localizado no meio do rio Tocantins, mas advertiu: "Se algum barraqueiro inventar de puxar energia dessa forma, nós vamos cortar o fornecimento de energia para a Praia do Meio".(Domingos Cezar / ASCOM)
Comentários