A passagem do governador do Maranhão, Flávio Dino, por Imperatriz, nessa quarta-feira, dia 28, para fazer sua primeira visita oficial à cidade, teve como uma de suas agendas a pauta sobre a educação, na Escola Estadual Governador Archer, localizada no Centro. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) entregou, na oportunidade, um documento contendo reivindicação histórica da categoria, como a descentralização da perícia médica.
Em seu discurso, o governador Flávio Dino pontuou algumas ações para a categoria, já desenvolvidas pelo seu governo com menos de um mês de trabalho. Até o momento, foram mais de 11 mil progressões, recomposição salarial de 13,01%, mesmo percentual do piso nacional, entre outras.
O governador caracterizou as eleições diretas para diretor de escola, que serão realizadas no estado em um único dia, como um grande marco para a democracia maranhense.
“No meu primeiro dia de governo eu instituí as eleições diretas para diretor de escola e nós faremos ainda este ano, porque queremos fazer um grande dia em que a sociedade do Maranhão participe da gestão escolar, para valorizar a escola como equipamento público mais importante, ou seja, não será apenas um momento em que professores, pais, alunos, funcionários vão poder votar. É mais do que isso! Vai ser um momento de grande mobilização da sociedade em torno da causa da educação”, esclarece Dino.
O momento mais importante para os educadores presentes, no entanto, foi sobre a pauta da perícia médica. A resposta veio de imediato, gesticulada em apenas uma das mãos do governador: “Sobre a descentralização da perícia médica, peço um prazo de 60 dias para que ela venha para Imperatriz”, finaliza.
A direção do SINPROESEMMA esteve representada pelo coordenador regional André Santos, o secretário geral Carlos Hermes, a vice-coordenadora regional Rosyjane de Paula, juntamente com o presidente Júlio Pinheiro. (ASCOM - SINPROESEMMA)