A Semana da Pedagogia representou uma homenagem a Paulo Freire

O curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, em parceria com o Centro Acadêmico Paulo Freire, promoveu, entre os dias 8 e 10 de outubro, a VIII Semana da Pedagogia.

O objetivo do evento foi confraternizar entre professores da educação básica e superior, estudantes do curso e convidados a respeito das contribuições das Pedagogias de Paulo Freire no processo de formação humana. Durante o evento foram realizadas palestras, apresentação de comunicação oral, oficinas e 14 minicursos abordando várias temáticas.
No primeiro dia, 08, ocorreu pela manhã, uma palestra ministrada pelo professor Roberto Mauro Gurgel Rocha, intitulada “Paulo Freire: trajetórias, propostas, experiências e legado”, na qual ele trouxe um balanço sobre o processo de vida de Paulo Freire e relatos sobre a convivência que obteve com o pedagogo.
A palestra de abertura foi realizada pelo professor e coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, Alexandre Peixoto Farias Nogueira, que destacou o movimento histórico de todo o processo da época em que viveu Paulo Freire.
A coordenadora do curso, Herli de Sousa Carvalho, destaca a abertura do evento como um dos momentos mais importantes, no qual o público, a partir de encontros debaixo de árvores da Universidade, teve a oportunidade de pensar Paulo Freire.
“Fomos ouvindo poesias, ouvindo textos e experiências, refletindo sobre o conteúdo até sua teoria e, por fim, um momento de biografização de Paulo Freire através da poesia. Foi algo muito profundo de vivenciar aquilo que Paulo fazia ao longo das suas caminhadas. Foi um momento muito rico”, declara a coordenadora.
Para Herli, a Semana da Pedagogia representou uma homenagem a Paulo Freire, que foi um grande educador e patrono da educação. Além disso, ela afirma que essas vivências servem de inspiração para que o legado de Paulo Freire permaneça no dia a dia das pessoas.
“Ele tem um significado máximo de que possamos a cada dia fazer essas reflexões na nossa prática, nas buscas pelas teorias e no reconhecimento da dignidade das pessoas que estão envolta ao nosso trabalho pedagógico”, comenta.
A programação ainda abordou o momento literário com o tema “Na arte de Educar pela leitura: Presença poética de Paulo Freire”, ministrada pela professora Maria Tereza Bom-Fim, uma roda de conversa sobre o histórico da construção do Brasil e de como a educação de campo é constituída como um processo de educação; círculos de palestras, destacando o lado teológico do educador, sua inserção, engajamento, percepção de mundo e da palavra, minicursos e Grupos de Trabalho (GTs).
Conforme a coordenadora, a VIII Semana de Pedagogias de Paulo Freire proporcionou uma grande contribuição para a educação a partir de uma percepção mais aprofundada e que precisa estar presente na sociedade.
“Precisamos dela enquanto educadores e educadoras. A universidade é o espaço de preparação dessas ideias que conseguem trazer vida, para ser discutida, pensada e experimentada. Então nós temos essa responsabilidade grandiosa, nós que somos formadores dessa geração que está na universidade”, conclui. (Ascom UFMA Imperatriz)