Ray Sá quer professores lendo mais
Capa do livro Educação em Revista

Prefaciado pelo professor Antonio de Pádua, já encontra-se à disposição do público, em especial dos professores, o livro Educação em Revista, fruto do trabalho desenvolvido em monografia da pós-graduação em Gestão da Comunicação e Marketing da professora Raimunda Maria Barbosa de Sá, nascida em Colinas e que desde cedo veio para Imperatriz, onde cursou ensino básico e médio em escolas públicas, depois se formou em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz. Atualmente, tem pós em Psicopedagogia, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Gestão da Comunicação e Marketing e é mestre em Ciências da Educação.
Segundo ela, que é a coordenadora pedagógica da Unidade Regional de Educação e professora da Fest, “a mídia impressa se faz presente na sociedade brasileira através de vários tipos de publicações. Na pesquisa que originou este livro e foi tema do trabalho acadêmico da pós-graduação, escolhi a revista Época, por ser de circulação nacional e incluir com frequência o tema educação em suas reportagens. Portanto, o problema investigado será o papel da revista Época na abordagem sobre educação para se conhecer as concepções de educação divulgadas por ela”.
Ontem, a O PROGRESSO, Ray Sá, como é mais conhecida, fez questão de destacar alguns pontos que precisam ser analisados pelos professores dentro do contexto de leitura de notícias. “Este estudo permite aos educadores conhecer o que a revista tem publicado sobre o desenvolvimento da educação no Brasil e também em outros países quanto aos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), do Exame Nacional do Ensino Médio, como dados sobre as perspetivas do país na próxima década”, frisou.
Ela observa ainda que, diante dos fatos divulgados, não se relaciona os professores, que à primeira vista parece ser omissão diante dos assuntos denunciados e divulgados, mas também passam despercebidos.
Distribuído em quatro capítulos em suas 121 páginas, o livro traz ainda, além dos relatos e análise das reportagens, mostras e as próprias matérias inseridas nas edições da revista. Começa fazendo um breve histórico da mídia impressa, segue pela Educação no meio Revista; A revista Época; Reportagens sobre educação na revista Época e termina com as considerações finais.
“Assim, considero que o trabalho possa trazer novas reflexões, possibilitando que professores utilizem as reportagens da revista como um recurso didático-pedagógico”, finalizou.
O projeto gráfico é da Ética Editora, sob a responsabilidade editorial de Adalberto Franklin.