Uma das equipes da Patrulha Rural do 14º BPM
Abordagem a ônibus próximo a Senador La Rocque

Hemerson Pinto

O grupo foi criado pelo Comando do 14º Batalhão da Polícia Militar e começou a agir na última semana. Os militares fizeram treinamento especial com o Exército Brasileiro, com o 3º Batalhão da PM e com o Corpo de Bombeiros de Imperatriz.
Uma equipe preparada para lidar com ações que vão desde a prevenção aos crimes como roubo de veículos, assaltos a ônibus, tráfico de drogas, explosões de agências bancárias e, se necessário, o confronto direto com bandidos. O efetivo que compõe a Patrulha Rural do 14º BPM possui, segundo o comando do grupo, armamento específico para os tipos de ocorrências que poderão encontrar pelo caminho.
É um longo caminho. A Patrulha Rural vai atuar entre os municípios de João Lisboa e Amarante do Maranhão com rondas que serão realizadas nos povoados e na rodovia MA-122 com abordagens a motociclistas, veículos de passeio ou frete.
Nossa reportagem acompanhou uma operação feita entre João Lisboa e Senador La Rocque, onde a Patrulha Rural parou um ônibus e pediu que os passageiros do sexo masculino saíssem do carro. Eles passaram por uma revista e foram liberados para seguir viagem após a polícia fazer uma vistoria no veículo.
Segundo o aspirante Arcângelo, subcomandante da Patrulha Rural do 14º BPM, a equipe é formada por 16 policiais divididos em equipes que estão responsáveis pelo patrulhamento na área de competência situada entre as duas cidades. O militar afirma que o trabalho da PM poderá ser completo e mais eficiente com a participação da população no sentido de colaborar com informações que podem levar a Patrulha Rural à prevenção de crimes.