Hemerson Pinto

As inscrições estão abertas e podem ser feitas em todas as paróquias da Diocese de Imperatriz. O curso de agente da Pastoral Carcerária é realizado pela própria pastoral e tem o objetivo de capacitar os participantes para a função que envolve visitas à Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz, à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), à 10ª Delegacia Regional e à Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), além da realização de missas e distribuição de produtos de higiene pessoal.
Um agente da Pastoral Carcerária é responsável para promoção da cidadania dos detentos e a busca da garantia dos direitos. E em Imperatriz existem 72 agentes que realizam, cada um, uma média mensal de duas visitas ao presídio, delegacia, Funac e APAC. O curso, segundo a organização, pretende formar mais 100 pessoas.
Uma das exigências é a idade mínima, 21 anos, ter uma religião e estar realmente interessado em conhecer a função de agente da Pastoral Carcerária e fazer parte do grupo. O projeto é desenvolvido pela Diocese de Imperatriz.