Pastoral Carcerária é uma ação pastoral da igreja católica no Brasil, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e tem o objetivo de evangelização de pessoas que cumprem penas nos presídios brasileiros.
Em Imperatriz, a Pastoral Carcerária é coordenada há seis anos pelo padre Agenor Mendonça, que anualmente realiza cursos de formação para novos agentes. Os cursos acontecem até mais de uma vez por ano. No próximo mês, será realizado o primeiro do ano de 2014.
Quem participar e concluir o curso estará pronto para fazer parte das equipes de agentes que percorrem as casas de detenção da região no trabalho de evangelização. O requisito principal para ser um agente carcerário “é ter vontade, amor ao próximo, e olhar o preso com o olhar de misericórdia”, explica o padre, coordenador do projeto.
As inscrições custam R$ 15 e estão abertas até o dia 03 de julho. O curso será realizado nos dias 05 e 06 de julho, das 13h às 18h e das 8h às 12h na paróquia São Francisco, Praça Brasil. A taxa cobrada é para as despesas com a confecção do material de apoio. (Hemerson Pinto)
Comentários