O Projeto Quebrando o Silêncio está promovendo ainda palestras e distribuição de literaturas em escolas

Augusto Lima teve anemia quando criança e passou um tempo sem movimentar as pernas, isso acabou resultando numa atrofia que prejudicou seu modo de andar, mas isso não é um empecilho para que o rapaz de 17 anos faça atividades diversas, como andar de bicicleta.
O estudante foi apenas um dos 500 ciclistas, de variadas faixas etárias, que participaram do passeio ciclístico "Quebrando o Silêncio" em Imperatriz na noite da última terça-feira, 21.
A iniciativa partiu da Igreja Adventista em parceria com uma rede de lojas de bicicletas e grupos de ciclistas de Imperatriz, em comemoração ao Dia Municipal do Ciclista (19) e em apoio à campanha do Quebrando o Silêncio, que recentemente entrou para o calendário oficial da cidade, sendo celebrado todo último sábado do mês de agosto. Este ano as ações do projeto estão voltadas para a valorização à vida e o combate ao suicídio.
Adailton Gama, idealizador do Dia Municipal do Ciclista em Imperatriz e membro da equipe organizadora do passeio, garante que o evento impactou as ruas por onde passou e afirma que o esporte é uma das alternativas para fugir de doenças psicossomáticas: "O ciclismo é um esporte coletivo, você pratica com várias pessoas, e ciclismo traz amigos, você pedala em meio à natureza e isso expulsa a depressão, tenho conhecimento de alguns casos de sucesso", ressaltou o líder do Clube do Pedal Amador (CPA).
O passeio contou com a participação do público em geral. Claudiana Baima, por exemplo, é corredora. Ao ter conhecimento do evento através de um grupo de whatsapp, preparou sua bicicleta e foi pedalar. "Vocês estão de parabéns, essa campanha é ótima, em se tratando de esportes tudo é bom pra saúde, especialmente para espantar a depressão e os pensamentos suicidas. Sou corredora e tenho visto muitas pessoas recobrarem a saúde, vale a pena esse tipo de projeto que vocês realizam", comentou.
No total, oito grupos de ciclistas da cidade participaram do passeio: Pedal do Amor, Clube do Pedal Amador (CPA), Bike Brothers, X Bike, Aventureiros do Pedal (Ribeirãozinho), Amigos do Pedal, Clube de Pedal Davinópolis (CPD) e Ciclistas Novo Tempo, da comunidade adventista Espaço Novo Tempo Imperatriz, além do apoio do Clube de Motociclistas Adventistas de Imperatriz (AMM Imperatriz) e da banda do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS).
O médico ultrassonografista Doraci Junior, líder do grupo Ciclistas Novo Tempo, comemorou o sucesso do passeio. "O pedal de hoje foi fantástico, a cidade atendeu ao convite, ficamos surpresos com tantas pessoas, tanta alegria. Quem esteve e quem viu ficou encantado, estamos muito felizes com tantos parceiros, tanto apoio", afirmou.
Para o pastor Hadley Ferreira, coordenador da ação, foi gratificante ver os resultados. "Foi emocionante ver tantas pessoas unidas em prol dessa campanha de valorização à vida", frisou.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Transito de Imperatriz, o passeio entrou para a história da cidade pela numerosa participação de pessoas e pode ter sido o maior já então realizado no horário noturno, informação também confirmada por Josélio Lourenço (Bodim), ciclista e proprietário da rede de loja de bicicletas que apoiou e apoia inúmeros passeios realizados na cidade e região.
O Quebrando o Silêncio está em sua 16ª edição e acontece nos oito países sul-americanos. No próximo sábado acontecerá a celebração em Imperatriz com uma carreata a partir das 16h, que contará com os grupos de motociclistas da cidade e se encerrará por volta das 18h com a apresentação da Turma do Nosso Amiguinho na Beira Rio. (Simone Joe - Assessoria de Comunicação da Igreja Adventista no Sul do Maranhão/TV Novo Tempo)