Presidente da API, José da Silva Santos, e o diretor de eventos José Mário Lopes.

Os amantes e criadores de passarinhos, mais especificamente de Curió, realizam o campeonato de Passaricultores do Sul do Maranhão, competição que é disputada em quatro etapas. No ultimo domingo, 25, foi disputada mais uma etapa de Imperatriz, que reuniu 28 criadores, comprovando o crescimento deste esporte na cidade. A cada etapa são classificados os participantes para a grande etapa que ocorrerá em Imperatriz no dia 24 de novembro.

De acordo com o presidente da AIP, José da Silva Santos, a sociedade precisa entender que há uma grande diferença entre criadores e depredadores. “Não podemos comparar o nosso trabalho com aqueles que na verdade contribuem para o fim das espécies. Nós, criadores, fazemos é promover ações para a existência da espécie e somos registrados”, disse ele.
Para o diretor de eventos da associação, José Mário Lopes, “os pássaros são de cativeiros, que nós cuidando desde o início, e não tiramos da natureza. Cada um de nós criadores de Curió, temos o nosso registro junto ao Ibama e estamos contribuindo para que não sejam extintos”, destacou.
Em Imperatriz existem 3 mil criadores de Curió e no Maranhão são cerca de 35 mil registrados e atuando. “Como se vê, um número expressivos de pessoas envolvidas com o trabalho de preservação destes pássaros e todos seguem rigorosamente a legislação e pautam seu trabalho no crescimento deles”.
“É bom que nos vejam como parceiros e não pessoas que destroem. Somos contra estas pessoas, como traficantes de pássaros, pois eles prejudicam o nosso trabalho e nos atrapalham”, frisou José Mário Lopes.
Grajaú - Pelo calendário sulmaranhense, a próxima etapa classificatória acontece em outubro, na cidade de Grajaú.  A cada etapa são classificados em:
Curió preto/com repetição - 5 classificados
Curió preto/sem repetição - 5 classificados
Também Pardo com repetição – 3;  Pardo sem repetição 3.
Todos os curiós disputam as quatro etapas e somam pontos para a grande final de novembro, também aqui em Imperatriz.
A Associação dos Passaricultores de Imperatriz é considerada de Utilidade Pública pela Câmara de Vereadores.