A participação recorde de alunos da rede municipal nos 32º Jogos Escolares de Imperatriz superou a expectativa das edições anteriores dos JEIs. De acordo com o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, dos 7 mil alunos/atletas que disputam as 22 modalidades da competição mais de 50% são de escolas municipais.
"Em 2012, 44 escolas da rede municipal participaram dos JEIs com 2.800 alunos. Este ano esse número foi superado. São, ao todo, 49 escolas e 3.651 alunos".
Para o secretário, o aumento significativo na participação dos alunos de escolas municipais em atividades esportivas e culturais é o resultado do investimento em qualificação profissional. "Nos últimos anos, o município disponibilizou diversos cursos de graduação e especialização para os professores da rede municipal. Só na área de Educação Física 44 professores receberam recentemente seus diplomas de graduação, ofertada gratuitamente pela Prefeitura".
O coordenador do Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Moisés Charles, explica que para a correta realização das atividades dos JEIs, a SEMED viabilizou exames médicos para todos estes alunos.
"Antes do início dos jogos, a Secretaria de Educação realizou em maio exames médicos com todos os alunos da rede municipal que iriam participar do evento. A ação teve como objetivo atender a todas as escolas, da zona urbana e de povoados da zona rural de Imperatriz. A equipe que realizou exames de frequência cardíaca, aferição da pressão arterial, diagnóstico de problemas respiratórios e problemas relacionados a anemia e de pele, foi composta por quatro médicos e dois enfermeiros".
Moisés Sousa Nascimento, 13 anos, é aluno da Escola Municipal Madalena de Canossa e demonstra empolgação em participar dos JEIs. "Esta é a segunda vez que participo dos jogos escolares na modalidade infantil no futebol de campo. Eu gosto muito, é bom participar e melhor ainda ganhar", afirma.
Destaque
Desde 2012, com a criação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, os JEIs têm sido realizados de forma diferenciada. Com a organização dos fóruns estudantis, congresso técnico e entrega do termo de adesão das escolas, o evento ganhou destaque e relevância em todo o estado. Neste mesmo ano, nas categorias pré-mirim e mirim, o título ficou com a Escola José de Alencar, que integra a rede municipal de ensino.
Este ano, as escolas da rede municipal continuam se destacando. Dinalva dos Santos, que integra a equipe de organização dos Jogos Escolares de Imperatriz, informou à imprensa que a final do futsal infantil feminino foi disputado entre as escolas Santa Tereza D'Ávilla e Castro Alves, na manhã do último sábado. [Luana Barros- ASCOM]
Comentários