Paróquia de Santo Antônio prepara festejo

Na manhã dessa segunda-feira (26) será lançado oficialmente o 30º Festejo em Honra a Santo Antônio de Pádua. A festa do santo casamenteiro começa a partir de domingo, 1º de junho, na Paróquia de Santo Antônio, no bairro Nova Imperatriz. A festividade se estende até 14 de junho.
O tema deste ano é " Santo Antonio expressão do amor de Deus, que liberta. "A proposta é reforçar aos fiéis o que a Igreja Católica está trabalhando com Santo Antônio para nos inspirar a amar o próximo, ser humilde e solidário", enfatiza o padre Gildácio bulhões.
A programação de todos os dias de festejo inicia às 18h30 com a oração da Trezena de Santo Antônio. Às 19h, começam as missas e, em seguida, animação no pátio. Todas as noites haverá leilão, show com música ao vivo, barracas de comidas típicas, churrasco, chá de burro, cachorro quente, pescaria e tantos outros atrativos. A ideia é que o festejo propicie um local de encontro com Deus e com o próximo.
Um dos objetivos do festejo é a construção da capela do santíssimo, com a arrecadação de 2013, foi possível colocar centrais de ar condicionado, com isso a igreja encontra-se climatizada.
"Eu sou do tempo que a igreja era apenas uma capelinha e ver o crescimento da igreja tanto física quanto espiritualmente me motiva bastante a me doar a cada festejo", disse a paroquiana Maria de Jesus durante o café da manhã.
Para tanto, além da movimentação no pátio, no dia 13, Dia de Santo Antônio, acontecerá um grande sorteio de prêmios. Entre os 13 prêmios a serem sorteados está uma moto 0 km. A rifa custa R$ 3,00.
Casamento - Um dos momentos tradicionais do festejo ocorre no dia 12, quando os casais de namorados e pessoas solteiras participam da brincadeira do bolo de Santo Antônio. "O bolo possui um metro e tem um par de alianças dentro. A pessoa compra uma fatia no valor de R$ 2,00 e no dia cada um vai tirar uma fitinha do bolo. Em uma delas estará o tão sonhado par de alianças. E "o padre faz o casamento gratuito", informou Alberto Ribeiro, coordenador do festejo da paróquia. (Maurício Martins).