Cumprindo seu papel social perante a cidade de Imperatriz, a empresa Suzano Papel e Celulose realizou, na manhã de ontem (26), a entrega oficial de um imóvel doado à Prefeitura de Imperatriz, que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDES.
A ação faz parte do projeto de realocação da comunidade do povoado Bacaba. As 21 famílias que antes residiam no entorno da área onde instalou-se a fábrica de celulose foram transferidas para local mais seguro, com casas novas e bem estruturadas.
Dos imóveis novos, um foi destinado a área social, que desde ontem já passou a funcionar como mais um núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para atendimento de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, com oferta de atividades que auxiliam no combate à erradicação do trabalho infantil e/ou estado de vulnerabilidade social.
Prestigiaram o evento representantes da Suzano Papel e Celulose, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, a secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, representantes do BNDES, a vereadora Terezinha Soares (PSDB), dentre outras autoridades.
Para Miriam Reis, a atitude da Suzano é prova de compromisso, uma vez que a iniciativa privada tem sua parcela de responsabilidade social perante uma cidade, mas nem todas têm a preocupação de cumpri-las.
"Toda empresa tem sua responsabilidade com o social, mas só isso não basta, porque nem toda empresa faz. Desse modo, temos que parabenizar a Suzano por essa sensibilidade de fazer essa parceria com o município, pois o maior beneficiado com esse gesto da iniciativa privada é o nosso povo, sobretudo a comunidade da antiga Bacaba, que foi altamente beneficiada com uma vila bonita, casa de qualidade e com a certeza de que no novo espaço a vida vai ser muito melhor", elogiou a secretária.
O representante da Suzano, Mauro Rangel, gerente de Relações Institucionais, garante que a parceria com a gestão municipal está só no começo.
"Depois da entrega das casas às famílias que residiam próximo à fábrica, vemos o crescimento mútuo, onde já começam a dar personalidade às suas moradias. E, dessa forma, percebemos a melhora na qualidade de vida dessa comunidade. Com a entrega dessa casa à SEDES, será dado continuidade ao valoroso trabalho social que é feito com os povoados dessa área. A Suzano está aqui construindo essa parceria com a Prefeitura e que possa perdurar por muito tempo", conta Mauro.
Para Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz, o momento foi muito importante para garantir a presença de equipamentos públicos mais próximos à comunidade. "Este é um momento muito gratificante. Nós conseguimos mudar a realidade de 21 famílias e trazer o SCFV para um local mais estruturado. A raiz dessa mudança veio com a instalação da Suzano aqui perto. Veio ajudar a melhorar a qualidade de vida dessas famílias. Além disso, a comunidade está tendo aqui tudo o que o município oferece nas áreas do social, educação e saúde", disse Madeira. (Sara Ribeiro - ASCOM)