Hemerson Pinto

“Do jeito que as coisas estão, nem que seja para pagar conta, mas já serve muito”, disse o vendedor do ramo de eletrodomésticos Eduardo Silva. Ele está entre os trabalhadores que devem receber a primeira parcela do 13º salário até o dia 30 de novembro.
Comerciantes de todos os setores sabem da responsabilidade. Aqueles que fizeram acordo com funcionários ou não pagaram a primeira parcela junto ao pagamento de férias têm até o próximo dia 30 para ficar em dia com o trabalhador.
“É nossa obrigação, aperta um pouquinho o orçamento, mas por outro lado a gente vê o retorno porque também recebemos consumidores em nossas lojas e eles vêm com um dinheirinho extra para comprar ou pagar contas atrasadas. Isso é bom”, comenta Geraldo Alves, dono de loja.
No comércio informal a expectativa também existe pelo pagamento do 13º. Antônio é vendedor de lanches e percorre as principais avenidas do Centro em uma bicicleta, trabalho que exerce há 12 anos. “Tenho clientes antigos que confio vender fiado para receber a cada 30 dias. De dois meses para cá, eles vêm se atrapalhando na hora de pagar. Sei que são bons pagadores, é porque o negócio tá difícil mesmo. Então, para não ficar cobrando fizemos um acordo para eles me pagarem quando receber o 13º. E não precisei cortar o crédito”, conta.
Os aposentados já receberam a primeira parcela no pagamento do mês de setembro. Para este grupo a segunda parcela será paga a partir de 24 de novembro com calendário que segue até 07 de dezembro.
Para os trabalhadores, a segunda parcela do 13º salário deve ser paga até 20 de dezembro. Até lá devem ser injetados na economia brasileira mais de R$ 173 bilhões.