Domingos Cezar
Familiares, amigos, admiradores e parceiro do cantor/compositor Neném Bragança compareceram na noite de terça-feira (8), no Teatro Ferreira Gullar, quando a Escola de Música SoMaior realizou um concerto musical com seus alunos. Naquela festiva noite, Neném Bragança foi homenageado por seus filhos Niã e Sawã Ferreira, que tocaram e cantaram uma das suas belas canções, “Quintal Planetário”, vencedora de alguns festivais.
Na plateia, a esposa Carmem Ferreira vibra com a apresentação dos filhos e faz comparação da voz do filho Niã com o do esposo, que durante anos encantou nos palcos dos festivais, e as pessoas que costumam frequentar a noite de Imperatriz, de Açailândia e de outras cidades vizinhas, em que sempre se apresentou. No repertório, não podia faltar a canção “Ave de Arribação”, de autoria de Xavier Santos.
Ainda na plateia, seu parceiro musical por mais de 30 anos, o cantor/compositor Zeca Tocantins, que compôs a maioria das canções que arrebataram dezenas de festivais no Maranhão, Pará e Tocantins, interpretadas pela bela e possante voz de Neném Bragança. Coordenador do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, Zeca não esquece que o parceiro o acompanhou no projeto até quando foi vencido pela doença.
Coordenador da área de cidadania no projeto, o juiz de Direito, Delvan Tavares, da Vara da Infância e Juventude e diretor do Fórum de Justiça de Imperatriz, esteve presente ao concerto, ao lado de Zeca. Amante de uma boa música, Delvan Tavares era fã e amigo de Neném Bragança. “Por essa razão não poderia deixar de me fazer presente para prestigiá-lo, assim como a seus filhos”.
Mesmo tendo problemas de saúde na família, o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, Antonio Mariano de Lucena Filho, não deixou de marcar presença ainda que por um breve momento. “Além de ser meu amigo de longas datas, Neném Bragança apoiou todo e qualquer projeto nesta cidade, que beneficiasse a classe artística, e também foi o nosso grande embaixador pelo Brasil nos festivais de música”, afirmou Lucena Filho.
Também estiveram no Teatro Ferreira Gullar para prestigiar Neném Bragança e seus filhos a professora Núbia Carvalho, que coordenou o 13º SALIMP; o apresentador de TV e humorista Ari Teixeira, o “Véi Teixeira”, grande admirador de Neném; o cantor Negrinni, da Negrinni e Banda, que teve uma convivência musical com ele. “O Neném foi um dos maiores intérpretes que conheci e nos deixou uma lição de vida”.
Neném Bragança faleceu no dia 14 de janeiro deste ano. Doente, acometido de um câncer na boca, o artista ainda teve forças para participar do projeto Som do Mará, liderado pelo instrumentista Chiquinho França, que produziu seu último CD e DVD. Parceiro de Zeca Tocantins, por mais de 30 anos, foi o maior vencedor de festival de música popular, o que lhe rendeu o título de “Papa Festivais”.
Comentários