Hemerson Pinto

A paralisação dos motoristas da Viação Branca do Leste (VBL), ocorrida durante toda a segunda-feira, 08, prejudicou o transporte coletivo de Imperatriz, que operou com apenas 30% da frota. Os funcionários exigiam o pagamento de alguns vencimentos, segundo eles em atraso, além de outras reivindicações. O movimento na frente da empresa teve fim quando a direção chegou a um acordo com o sindicato da categoria.
A assembleia geral decidiu que os manifestantes não terão dia paralisado descontado na folha de pagamento, que o vale do mês de novembro de 2014, previsto para 20/11, foi realizado no dia 08 de dezembro e que até o dia 16/12 a empresa deve pagar o salário do mês de novembro. Os trabalhadores também conquistaram gratuitamente a refeição para aqueles que trabalham após as 12h30 e após as 19h30.
Outras cláusulas foram acordadas no termo de acordo coletivo de trabalho, entre trabalhadores, empresa e o sindicato da categoria. Também ficou claro que o descumprimento do acordo dá direito aos motoristas, com apoio do sindicato, de paralisar as atividades por tempo indeterminado.