O empresário e desportista Joaquim Quirino Cruz, o Neto da Ampere, que assumiu recentemente a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, desmembrada da Secretaria da Juventude, garante que vai revolucionar o desporto de Imperatriz. Amante do esporte, Neto pretende aplicar sua experiência desportista/empresarial agora na vida pública.
Para começar, o novo secretário afirma que vai expandir o apoio da pasta a todas as modalidades esportivas. De acordo com Neto, o futebol, por ser uma paixão nacional, tem recebido a colaboração de vários setores públicos e privados, mas que, segundo ele, deve ser levado também a todas as modalidades esportivas, principalmente as olímpicas.
Com essa mentalidade, o secretário afirma contar com o aval do prefeito Sebastião Madeira, pois pretende reformar o Centro Esportivo Barjona Lobão, para que a velha e deteriorada estrutura esportiva volte aos tempos áureos, quando ali se praticava várias modalidades esportivas como o futsal, voleibol, basquetebol, bicicross, atletismo, entre outras.
Neto da Ampere, no seu tempo certo, também deseja levar esporte e lazer para a juventude dos bairros periféricos da cidade. De acordo com o secretário, são ações como estas que motivam o jovem pelo gosto do esporte, da educação, da cultura, afastando-o do caminho da prostituição e da droga. “O esporte e o lazer fortalecem essa ação social”, afirma Neto.
Apesar desta preocupação com o esporte amador, Neto da Ampere afirma que a Secretaria Municipal de Esporte também vai apoiar o futebol profissional, como já vem ocorrendo. Para tanto, a Secretaria está buscando meios de atrair torcedores nos dias de jogos da Sociedade Imperatriz de Desporto, o Cavalo de Aço, além de dar uma melhor atenção ao Estado Municipal Frei Epifânio da Badia para que o torcedor se sinta bem acomodado em suas instalações.
Por outro lado, o secretário reuniu-se na semana passada com membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM), com a finalidade de propor uma parceria para realizar uma gincana ambiental, que deverá acontecer no rio Tocantins. “Estamos buscando parcerias com todos os órgãos e pessoas que nos ajudem a desenvolver o desporto deste município colocando-o no pedestal que ele merece”, concluiu. (Domingos Cezar)