Para o prefeito Sebastião Madeira, a constatação de que Imperatriz pontua entre as 50 melhores cidades do Brasil é motivo de orgulho, não só para ele, como gestor, mas para os milhares de “homens e mulheres, daqui e das diversas partes do Brasil e do mundo, que ao longo desses 163 anos têm ajudado a construir a história da nossa cidade”.
Na última quinta-feira, 17, o prefeito Madeira esteve em São Paulo a convite da Editora Três, que edita a Revista IstoÉ, para participar da solenidade que distinguiu as melhores gestões do Brasil. Esse levantamento foi feito em parceria com a Austin Rating, a principal empresa de classificação de risco do país, nos mais de cinco mil municípios brasileiros. Foram considerados cerca de 212 indicadores extraídos de fontes primárias como a Secretaria do Tesouro Nacional, IBGE e Ministério de Desenvolvimento Social.
O anuário com os detalhes dos levantamentos feitos em todo o País pela Austin circulará nesta semana.
Realizado no Espaço Torres, o evento, pela sua importância, levou até o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que na sua fala parabenizou a todos os gestores ali presentes pelo trabalho realizado em seus municípios.
Única cidade do Maranhão incluída no ranking das melhores cidades do País, Imperatriz foi representada no evento, além do prefeito Madeira, pelo vice-governador do Estado, Carlos Brandão; pelo presidente da Federação das Indústrias, Edilson Baldez; pelo empresário Euclides Viêra, pelos secretários Jota Ribamar (trânsito) Sabino Costa (Desenvolvimento Econômico) e Elson Araújo (Comunicação).
Para o presidente da Fiema, o empresário Edilson Baldez, a parceria entre o público e o privado certamente influenciou nos índices que levaram Imperatriz ao patamar de uma das 50 melhores cidades do Brasil.
“Destaco a parceria entre o município e o empresariado, por meio das suas entidades de classe. No nosso caso, a Fiema, o Sesi, o Senai e o IEL, que hoje estão definitivamente instalados em Imperatriz e têm contribuído para o crescimento dessa cidade em formação de mão-de-obra, em desenvolvimento de lideranças e no desenvolvimento do ensino fundamental. Então, a esse entendimento entre iniciativas pública e privada é que posso atribuir esse resultado. Imperatriz está crescendo, as indústrias estão se implantando e o mercado com o trabalho, com a criação, com bastante mão-de-obra e consolidação dessa parceria é que resulta nessa grande premiação para o prefeito e a cidade de Imperatriz”, destacou o empresário.
Já o empresário Euclides Viêra, que estava ali representando a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz e que há 28 anos mora na cidade, destacou o empenho da gestão do prefeito Madeira em tornar a cidade de Imperatriz uma das poucas do Nordeste e única do Maranhão a receber o prêmio da Editora Três, realizado em parceria com a Austing Rating.
“Este prêmio é o resultado do esforço do nosso prefeito Madeira, que tem se dedicado a nossa cidade e tem procurado parceria com outras entidades, a exemplo dos trabalhos que vem desenvolvendo com a Fiema, com o Governo do Estado e com a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz. Estas parcerias, somadas, nos levam a este resultado. Quero chamar a atenção para todos os imperatrizenses e dizer que estou muito orgulhoso e feliz de dizer que moro em Imperatriz. É importante que cada cidadão desta cidade olhe para ela com os mesmos olhos que as pessoas de fora a enxergam: como um lugar para oportunidades não só no setor atacadista, no comércio e na prestação de serviços, mas como um horizonte a se desenvolver no campo industrial. Acredito que em um curto espaço de tempo tenhamos uma Imperatriz bastante industrializada também”, concluiu.
O vice-governador Carlos Brandão, que também é presidente estadual do PSDB, mesmo partido de Madeira, ressaltou a importância de se ter em um correligionário a referência de uma gestão municipal positiva.
“Conheço o potencial do prefeito Madeira para a gestão pública porque compartilhamos o mesmo ideal partidário - do PSDB - e a mesma visão desenvolvimentista para o nosso estado do Maranhão. Imperatriz compor o ranking das melhores cidades do Brasil é motivo de entusiasmo para todos os gestores, e especialmente, de satisfação para nós, tucanos”, finalizou.
Alguns dos indicadores considerados na pesquisa levantados
pela Austin Rating referentes a Imperatriz
Ranking indicadores Fiscais: Geral 47º Lugar.
Ranking Indicadores Fiscais: Geral – Porte Grande 31º Lugar.
Ranking Indicadores Fiscais: Aplicação na Saúde e Educação – Porte Grande 11º Lugar.
Ranking Indicadores Econômicos: Comércio Exterior – Porte Grande 42º Lugar
Ranking Indicadores Sociais: Responsabilidade Social – Porte Grande 11º Lugar.
Ranking Indicadores Sociais: Desenvolvimento Humano – Porte Grande 4º Lugar.
Comentários