A cidade avança, cresce e se desenvolve graças ao trabalho de uma equipe comprometida guiada por Madeira, que com inteligência tem procurado as parcerias e os apoios para manter a cidade no rumo certo
Madeira e a secretária de Saúde, Conceição Madeira, com a equipe do Centro de Referência em Saúde

Elson Araújo

Foi um ano difícil para as prefeituras do Brasil face às dificuldades de arrecadação própria e à queda nas transferências do Governo Federal. Apesar das dificuldades e dos problemas enfrentados, terminamos 2014 com saldo positivo. A avaliação é do prefeito Sebastião Madeira em entrevista à imprensa.
Mesmo enfrentando os notórios problemas, Madeira declarou que foi possível avançar em obras e serviços importantes para a cidade, como as diversas drenagens profundas, que resolveram problemas históricos, o asfaltamento, com recursos próprios ou em parcerias com o Estado e o Governo Federal, de dezenas de ruas, a construção de quadras poliesportivas, construção e reforma de escolas; implantação de novos serviços na área da saúde, como o transplante renal; as cirurgias labiopalatinas, essas em parceria com a Facimp, e a descentralização das estações do Samu.
"Avançamos também na agricultura, no trânsito, na educação e na área cultural, com a criação da Lei que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura", lembrou.
Madeira entende que, mesmo com tantos avanços e serviços ainda há muito a ser feito. A cidade o avalia ainda por uma demanda reprimida de serviços, sobretudo na área da infraestrutura, o que só poderá ser atacada através das parcerias com o Estado e o Governo Federal, já que nenhum município brasileiro tem recursos suficientes para enfrentar essa ação sozinho.
O prefeito disse que sua gestão tem a marca da coragem de enfrentar problemas jamais imaginados na cidade e aponta como exemplo a legalização fundiária gratuita e o problema da moradia.
"Já assinamos contratos com a Caixa Econômica Federal que possibilitarão mais de dez mil novas moradias do Minha Casa, Minha Vida em Imperatriz e caminhamos  para legalizar gratuitamente cerca de dez mil imóveis no maior programa de regularização fundiária urbana do Norte/Nordeste",  assinalou.

Novo governo - Em nível nacional, o prefeito prevê um ano complicado face à crise econômica internacional, bem como os problemas internos enfrentados pelo Governo Federal, no entanto em nível estadual, com o novo governador Flávio Dino, as expectativas do município são  as melhores possíveis.
"Flávio teve uma votação extraordinária em Imperatriz, estabeleceu uma aliança muito forte com a cidade e assumiu com a nossa gestão compromissos importantes que certamente ajudarão o município a avançar muito  mais", asseverou o prefeito, que ressaltou: "Nosso governo ainda tem dois anos de muito trabalho pela frente. Além disso, uma cidade não se faz em um ou dois mandatos, contudo temos a plena consciência de que estamos fazendo a nossa parte com muita dedicação", ressaltou o prefeito da segunda mais importante cidade do Estado do Maranhão.
O prefeito Madeira encerrou dizendo que nessa despedida de 2014, mais do que prestar conta do que foi e do que não foi feito e das expectativas para 2015, o momento é de agradecimento.
"Primeiro, a Deus pela saúde para enfrentar os desafios de governar Imperatriz e depois ao povo desta cidade pela confiança e por saber esperar. Dias melhores virão em 2015 e 2016. Um próspero ano novo", concluiu Madeira.