Antônio Mattos, gerente da Agência Central dos Correios em Imperatriz, diz que doações continuam sendo recebidas e convida a comunidade para participar da campanha e proporcionar momentos especiais para muitas crianças no Dia de Natal, 25 de dezembro

Raimundo Primeiro

A Campanha "Papai Noel dos Correios" continua acontecendo em Imperatriz. O projeto, que faz parte das ações de Responsabilidade Social da empresa, acontece nas 28 diretorias regionais, há 23 anos.
Passado o período de recebimento das cartas, a campanha está agora na fase de entrega dos presentes, ou seja, de adoção por parte de empresários, instituições e pessoas de modo geral. Nas próximas horas, funcionários dos Correios em Imperatriz percorrerão o comércio e conversarão com empresários, além de outros pontos estratégicos da cidade.
O objetivo é sensibilizar os empreendedores e a comunidade sobre a importância da campanha e o quanto eles são importantes em relação ao êxito do projeto: o sorriso de uma criança no Dia de Natal, data de nascimento do Menino Jesus, principal acontecimento da cristandade em todo o planeta.
Os presentes serão recebidos até a véspera de Natal, 25 de dezembro (terça-feira), em todas as agências dos Correios espalhadas pelos quatro cantos de Imperatriz, segundo informou a O PROGRESSO na manhã dessa sexta-feira (14) Antônio Mattos, gerente da Agência Central da empresa, que fica localizada na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, entre as ruas Coriolano Milhomem e Simplício Moreira (Centro), nas proximidades da Praça de Fátima.
"Continuamos à disposição e recebendo as pessoas que queiram ajudar as crianças que escreveram para o Papai Noel ao longo dos últimos dias, ou seja, quem quiser atender aos pedidos de presentes das crianças pode nos procurar", reforçou, informando que, nos próximos dias, funcionários dos Correios visitarão antigos e novos doadores.

Como acontece
A campanha é desenvolvida em três fases. A primeira é de recebimento das cartas. Já a segunda, de leitura, cadastramento e separação, ações realizadas pelos ajudantes. Na última etapa, entram os padrinhos, que adotam as cartinhas enviadas por crianças em situação de vulnerabilidade social. A elas compete o trabalho de providenciar os presentes solicitados pelas crianças.
O mesmo processo feito pelos 120 mil empregados das agências dos Correios em todo o país foi realizado desde o início de novembro em nível local.

Responsabilidade empresarial
Segundo as informações, em 2010, a Campanha "Papai Noel dos Correios" foi vinculada a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) - estabelecer "Educação básica de qualidade para todos" - e também a preceitos de responsabilidade empresarial.
Essa vinculação configura uma importante iniciativa de convergência da atuação da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) em prol da educação, sendo as crianças em situação de vulnerabilidade social as principais beneficiadas. Desenvolver a habilidade da redação de carta, de como endereçar, do uso do CEP e do selo postal são as ações trabalhadas nas escolas.

Números reforçam campanha
Os Correios informam que, nos últimos três anos, foram recebidas quase 4,5 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel; destas, pouco mais de 2 milhões atendiam aos critérios da campanha, e 71% delas foram adotadas.

O que as crianças querem
Conhecendo o conteúdo de algumas cartinhas


Com exclusividade, O PROGRESSO divulga alguns dos pedidos das crianças feitos ao Papai Noel da Campanha dos Correios e Telégrafos em Imperatriz. A reportagem teve acesso ao material, por meio de autorização, constatando in loco quais são os principais pedidos das crianças na cidade. As cartinhas são superinteressantes. Incríveis e repletas de muita sinceridade, característica da época mais legal de nossas vidas, a infância.

"PAPAI NOEL, EU QUERO!..."
A maioria das meninas, dos mais diversos bairros de Imperatriz, deseja ganhar do Bom Velhinho uma boneca. O Papai Noel dos Correios continua trabalhando com o objetivo de proporcionar um Natal especial para crianças carentes da cidade. O gerente da Agência Central, Antônio Matos, auxiliado por Mariano Dias, responsável pela campanha (ele recebeu treinamento para atuar em Imperatriz), não mede esforços para que o trabalho atinja as expectativas esperadas.

"Querido Papai Noel, é meu sonho receber uma boneca."
(Rebecca, 7 anos, 1º ano da Escola Pirangi, no Parque Alvorada II)
"Querido Papai Noel, eu queria tanto pedir uma Boneca Barby, com pipo e mamadeira."
(Valéria, 4º ano da Fundação Educacional Pirangi, no Parque Alvorada II)
"Querido Papai Noel, neste Natal, eu quero ganhar um presente especial de você... que é uma boneca."
(Stefanny, Escola Juracy Conceição)

"PAPAI NOEL, NÃO SE ESQUEÇA DE MIM!"

"Sou Carlos Henrique e há anos espero ganhar um carro que anda. Portanto, peço para o senhor, que todos os anos nos visita, não se esquecer de mim!".