Dom Gilberto Pastana deixará a Diocese de Imperatriz

Em entrevista coletiva realizada ontem à tarde na Igreja Matriz de Santa Teresa, o bispo de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, anunciou sua transferência para a Diocese de Crato, cidade do Ceará, por decisão do Papa Francisco. Em sua fala aos jornalistas, Gilberto Pastana  agradeceu o apoio dado pela imprensa de Imperatriz à Diocese, como também destacou como suas principais iniciativas neste período a importância e o crescimento do evento Corpus Christi e ainda a dimensão missionária da Igreja, assim como a formação continuada de leigos.
Ele informou que somente em 17 de julho estará assumindo o cargo e até lá continuará como administrador da Diocese de Imperatriz. “Pedi para ficar até esta data, pois quero participar da festa da colheita em Açailândia, evento marcado para o dia 10 de julho”.
Sobre a experiencia que levará para Crato, o bispo enfatizou que fará a mesma coisa quando veio para Imperatriz. Vai conversar com a comunidade e padres e implantar seu projeto. “Receberei o projeto que está em andamento na Diocese, irei estudá-lo e quando assumir, faremos implementação, como fizemos aqui em Imperatriz”.
O Papa Francisco nomeou o bispo de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Bispo Coadjutor da cidade de Crato, no Ceará. Em italiano, coadjutor significa auxiliar, nesse caso do  do bispo Dom Fernando, que está doente e pediu afastamento da função. Em caso do afastamento em definitivo do atual bispo diocesano do Crato, Dom Gilberto Pastana assumirá a titularidade.
Durante a celebração dos Santos Óleos, realizada na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, dia 24 de março, Dom Fernando Panico anunciou aos fiéis que o Papa Francisco havia aceitado o seu pedido de enviar um Bispo para auxiliá-lo na administração da Diocese de Crato e ontem, dia 18 de maio, logo pela manhã, o nome tão aguardado foi anunciado a todos pelo próprio Dom Fernando. 
No anúncio, feito de forma oficial pela Rádio Educadora do Cariri e transmitido em cadeia por outras emissoras, Dom Fernando expressou alegria pela nomeação. “Alegremo-nos todos no Senhor, pois na Semana de Pentecostes somos agraciados pela Misericórdia do Nosso Pai (…) Certo da acolhida fraterna de todos para este novo momento da Diocese Romeira e Missionária, agradeçamos a Deus a chegada de Dom Gilberto entre nós. Que Nossa Senhora da Penha, Padroeira da Diocese de Crato, nos abençoe”, disse.
Desde 2005 em Imperatriz, vindo da diocese de Santarém, Pastana impulsionou a Igreja Católica da cidade, implementando medidas que vieram a fortalecer a igreja em Imperatriz. Entre as principais atividades, a celebração de Corpus Christi, que se tornou um dos maiores eventos católicos da região, reunindo anualmente mais de 20 mil pessoas no estádio. Além de incrementar a programação da TV Rede Vida, emissora da Igreja, e que hoje transmite em sinal HD.