Além de orientar, a equipe recebeu também denúncias a respeito das práticas irregulares de alguns estabelecimentos do município

Comemorado a partir deste ano no Brasil, o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, 05 de agosto, é voltado para realização de ações de orientação e informação. Em Imperatriz, o dia foi lembrado com atividades realizadas na Praça de Fátima. Durante todo o dia de ontem, os profissionais da Vigilância Sanitária Municipal distribuíram folders e conversaram com a população orientando sobre a maneira correta de se comercializar alimentos, estrutura adequada de academias, laboratórios, farmácias e sala de beleza, entre outros.
Além de orientar, a equipe recebeu também denúncias a respeito das práticas irregulares de alguns estabelecimentos do município. Para a secretária de Saúde, Conceição Madeira, por meio de ações como estas é que a população toma conhecimento dos mecanismos disponibilizados pelo município no que se refere a orientações, fiscalizações e manutenção da segurança sanitária nos estabelecimentos comerciais de Imperatriz. Um trabalho que, segundo a secretária, atua na prevenção e promoção da saúde.
 “A partir destas atividades é que se estabelece um processo de conscientização a respeito dos riscos à saúde e se promove a prevenção a doenças. Nessa ação a equipe da Vigilância, tanto administrativa quanto de fiscalização, está levando orientação para toda a comunidade mostrando quais são os procedimentos corretos na manipulação de alimentos e na comercialização de produtos, enfim um serviço educativo com orientações para melhoramento dos estabelecimentos e serviços de saúde”, ressalta a secretária.
A coordenadora da Vigilância Municipal, Dinaldete Marques, esclarece algumas questões que podem ser observadas pela população ao utilizar um serviço ou comprar um produto, que pode ajudar no trabalho de fiscalização. “Em farmácias, por exemplo, o consumidor pode verificar se tem alvará sanitário em local de fácil visualização, se tem produtos avariados com rótulos manchados ou rasurados (porque isso prejudica a correta interação da substância), ou até mesmo validade dos produtos tanto em drogarias quanto em outros estabelecimentos”, explica Dinaldete.
Ela ressalta que, em caso de percepção de algumas das situações citadas, a população deve denunciar. “Nós disponibilizamos tanto o telefone da Vigilância (99) 3524-9722 quanto uma página na rede social facebook, que as pessoas podem utilizar para entrar em contato conosco. Vale ressaltar que todas as denúncias que recebemos são apuradas pela nossa equipe de fiscalização e caso seja confirmada a irregularidade, o estabelecimento recebe auto de infração e pode sofrer as punições, que vai deste advertência a interdição”, frisa a coordenadora.
 “Um dia como esse é importante, porque nós trazemos para perto do povo informações como as citadas acima, orientando melhor a população. Aqui a gente está esclarecendo o que é a Vigilância Sanitária, porque muitas vezes as pessoas nos veem como um vilão, sendo que não somos, na verdade somos os mocinhos, pois nós estamos fazendo nosso serviço em defesa da população. Quando a Vigilância entra em um estabelecimento para fiscalizar, é para assegurar que aquele comércio funcione de acordo com as normas, que é o apropriado para a sociedade utilizar os serviços de forma tranquila, sem riscos à saúde”, acrescenta Dinaldete Marques. (Maria Almeida / ASCOM)