Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, realizou nessa terça-feira, 5, na Praça de Fátima, 5, programação para conscientização da população a respeito da preservação e defesa da natureza.
Com o tema "Preservar o meio ambiente é preservar a vida", a ação abordou sobre arborização urbana, importância da coleta seletiva, cuidados com o uso adequado da água e formas de evitar ou minimizar acidentes relacionados às queimadas. Além da panfletagem, foram distribuídas mudas de plantas nativas para a população, como ipê e açaí.
"Durante a semana intensificamos bastante a conscientização em escolas e em comunidades, e na Praça de Fátima, estamos realizando esse corpo a corpo com as pessoas que passam aqui para orientá-las sobre os cuidados com o meio ambiente e mostrar a sua importância", relata Rosa Arruda, secretária da Semmarh.
Reforçando o vínculo entre Semmarh e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, o secretário de Estado afirmou que a entrega das mudas é para que as pessoas "possam plantar, cuidar, ver crescer e florescer, como forma de sensibilização do meio ambiente, pois sem ele não podemos viver".
Além das secretarias, programação também contou com participação de empresas e instituições como UemaSul, Cemar e Suzano, que conscientizaram a população sobre prevenção aos incêndios florestais. "Quando se detectar qualquer princípio de queimadas, nos acionem pelo 0800-771-1418, para que tenhamos uma pronta resposta minimizando danos às nossas florestas", alerta Jackson Silva, coordenador de Meio Ambiente.
Quem passou pela praça conferiu a exposição "Benefícios das Florestas", organizada por acadêmicos de engenharia florestal da UemaSul, como perfumes, essências e cremes de origem natural. "São vantagens de florestas plantadas, de forma a atender as necessidades de toda a população, não só nos setores de fábricas como papel e celulose, mas também entre outras finalidades da produção em si", explica Eduardo Silva, professor universitário.
A ação, promovida pela Semmarh, teve ótima recepção, como enfatiza o químico Pereira Filho. "Temos que agradecer por esse tipo de incentivo, principalmente para aqueles que levam as plantas, cultivam e cuidam delas, colocando no lugar e no momento certo, fazendo o melhor para a população e para a natureza". (Rafael Pestana - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16145
Panfletagem e exposições reforçam cuidados com o meio ambiente
Uso consciente da água, importância da coleta seletiva e arborização também foram destacados
Comentários