A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM), o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), Casa Abrigo, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), juntamente com alguns órgãos que compõem a Rede Especializada no Atendimento à Mulher (DEM), entre eles a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) e o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPE/MA), promoveram, na manhã dessa quarta-feira (25), uma panfletagem educativa. O ato teve como objetivo marcar a abertura da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”.
Com o tema central “Sua Atitude Faz a Diferença. Lute pelo Fim da Violência”, a panfletagem educativa aconteceu na Praça Brasil, centro de Imperatriz, onde houve a distribuição de milhares de panfletos com informações educativas e de conscientização aos pedestres, motoristas e ciclistas que transitaram pelo itinerário da praça. No local foi montado um stand para que as pessoas pudessem tirar dúvidas a respeito de seus direitos, oportunizando à sociedade uma reflexão mais profunda sobre o tema. Pedestres, funcionários e clientes que passavam pelo local pararam para prestigiar a apresentação da banda de música do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS).
A ação tem como objetivo alertar a população e mobilizar a sociedade pelo fim da violência acometida contra mulheres. Na abertura do evento, que segue até o dia 10 de dezembro, vários representantes do poder público e da sociedade civil estarão envolvidos nos trabalhos de conscientização, ministrando palestras, debates e denúncias sobre a problemática da violência que atinge a mulher imperatrizense e da região.
A coordenadora do CRAM, Sueli Brito Barbosa, convida toda a população a participar das atividades dos 16 dias de ativismo, com o intuito de mobilizar a sociedade pelo fim da violência contra as mulheres. “A campanha tem o objetivo de promover debates e estimular denúncias. Sabemos que todos os dias são dias de combate promovendo a conscientização da sociedade, e nosso objetivo consiste nos trabalhos educativos e preventivos, promovendo o encontro da sociedade com essa realidade”, disse. [Francisco Lima – ASCOM]
Programação
25/11 – Abertura na Praça Brasil com panfletagem – 8h.
26/11 – II Colóquio de Gênero – Gênero, violência e feminismo - Local: Auditório da Faculdade Pitágoras, às 19h.
27/11 – Palestra: Sua atitude faz a diferença. Lute pelo fim da violência - Local: Cras Recanto Universitário, às 15h.
30/11 – Palestra: Sua atitude faz a diferença. Lute pelo fim da Violência - Local: Centro de Ensino Delahê Fiquene, Vila Lobão, às 8h.
01/12 – Blitz DST/AIDS – Local: Entroncamento, às 8h. – Tenda Informática. Local: Imperial Shopping, às 16h.
02/12 – Palestra: Sua atitude faz a diferença. Lute pelo fim da violência - Local: Escola Tancredo Neves, às 14h30. – Tenda Informática. Local: Imperial Shopping, às 16h.
03/12 – Palestra: Sua atitude faz a diferença. Lute pelo fim da violência - Local: Centro de Ensino Tancredo Neves, Vila Lobão, às 8h30.
04/12 – Feira de Saúde - Local: Unidade de Saúde, Rua do Sol, nº 09, Parque das Palmeiras.
06/12 – Campanha do Laço Branco – Passeio Ciclístico. Saída, Praça Brasil, às 8h. – Palestra sua atitude faz a diferença. Lute pelo fim da violência - Local: Clube de Mães Menino Jesus, Vila Nova, às 13h.
07/12 – Roda de Conversa – CRAM, às 13h.
08/12 – Exibição do documentário “ O Silêncio das Inocentes” - Local: Bairro Santa Rita, às 15h.
09/12 – Exibição do documentário, “ O Silêncio das Inocentes” - Local: CRAS Coquelândia, às 14h
10/12: - Palestra: Sua atitude faz a diferença. Lute pelo Fim da violência - Local: Escola Paulo Freire, às 7h30. - Caminhada pelo fim da violência contra as mulheres e meninas. Saída: Praça Mané Garrincha e chegada Beira Rio, às 16h.
Comentários