A Semana Global do Empreendedorismo, comemorada neste mês de novembro, teve como destaque na Região Tocantina duas palestras sobre “As prioridades nutricionais e sanitárias para o sucesso do mercado leiteiro”.
O evento, que é iniciativa do Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz (Conjove), ocorreu na terça-feira (19) e reuniu produtores de leite, empresários, professores, médicos e universitários na fazenda Genipapo, no povoado de Sumaúma, município de Senador La Rocque - distante 56 km de Imperatriz.
A primeira palestra sobre o “Manejo nutricional para o gado de leite” foi ministrada pelo zootecnista especializado em pastagens Marcelo Coelho. A segunda teve como tema o “Manejo sanitário para bezerros” e foi apresentada pelos veterinários Rafael Madeira e Thiago Feitosa.
“Nós falamos sobre o manejo sanitário na fazenda leiteira, mas de uma forma diferente. Não abordamos o assunto com foco na vaca leiteira, mas sim no bezerro, pois ele é o futuro da propriedade e nas nossas visitas observamos que o bezerro tem sido deixado de lado”, destacou Rafael Madeira.
Com uma produção diária de leite entre 1000 e 1.500 litros, a fazenda do Silvio Romero é uma das maiores produtoras de leite da região. Ele conta a motivação para a produção em larga escala. “O leite é muito sensível. Sempre que a gente estiver aprendendo é melhor, pois se produzirmos melhor, o preço é melhor. E a Palate, empresa que forneço leite, é exigente na qualidade”.
Segundo o gerente de Laticínios da Palate, José Paulino Siqueira, eventos como esses são importantes para o segmento da produção leiteira e criação e gestão dentro da propriedade. “As palestras trataram não somente da produção de leite, mas de como se deve preparar o bezerro para que ele tenha amadurecimento correto e se torne um animal de alto potencial leiteiro”, destacou.
Comentários