O secretário J. Ribamar (Trânsito) disse que campanha começa nesta semana em Imperatriz

Gil Carvalho

Em parceria com escolas públicas e privadas (fundamental e médio), faculdades e universidades, Polícia Militar do Maranhão (PMMA), a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran-Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar, Rotary, Clube de Diretores Lojistas (CDL), Maçonaria, sindicatos e secretarias municipais, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) iniciará na próxima terça-feira (27) a Campanha Municipal de Trânsito.
O secretário de Trânsito, José Ribamar Alves Soares, o Cabo J. Ribamar, entende que “é preciso envolver o maior número de pessoas e entidades para discutir a problemática de insegurança no trânsito de Imperatriz”. “Essa situação parte do comportamento dos condutores de veículos, cujo objetivo maior da campanha é despertar nos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas os cuidados devidos que devem ser adotados para reduzir o número de acidentes em nossa cidade”, conta.
Ele observa que uma das maiores causas de acidentes no trânsito tem sido a imprudência do motorista, a falta de atenção para com a sinalização, os cuidados necessários com o veículo e o maior deles, que é o consumo de bebidas alcoólicas. “Beber e dirigir ainda é a maior causa de acidentes, superando os 70%. Esse é o grande vilão hoje no trânsito em Imperatriz”, afirma.
J. Ribamar justifica que é de vital importância a parceria com entidades de ensino e outros segmentos da sociedade para despertar essa conscientização dos motoristas quando da realização de palestras. Ele adiantou que o evento também conta com a participação do Ministério Público Estadual (MPE).
“O nosso maior propósito é viabilizar uma forma para que todos possam tomar conhecimento dessa campanha para que, ao final de tudo isso, possamos ter um saldo positivo com relação à segurança no trânsito”, argumentou ele, que cita ainda que pretende neste período da Campanha Municipal de Trânsito desenvolver uma série de atividades, inclusive divulgando-a nos veículos de comunicação (televisão, rádio e jornais).

Vídeo
Ele também revelou que serão utilizados recursos audiovisuais (documentário) relacionados à Campanha Municipal de Trânsito, cujo objetivo é despertar a conscientização dos motoristas sobre medidas preventivas que devem ser adotadas no trânsito. “Vamos ainda trabalhar com exposição fotográfica em locais de grande movimentação, debates e palestras nas universidades, inclusive com temas diferenciados”, finalizou. (Comunicação)