Leandro Braga anunciou a programação e como serão as ações de conscientização na Semana Nacional de Trânsito

Palestras de conscientização foram intensificadas desde segunda-feira (18) pelo núcleo de "Educação para o Trânsito" do município, que mobiliza motoristas para que contribuam com a criação de ambiente favorável e ao compromisso com a "valorização da vida". A programação é alusiva à Semana Nacional de Trânsito, que trabalha o tema "Minha escolha faz a diferença no trânsito".
Na Uemasul, as palestras foram proferidas pelo médico Alexsandro Freitas, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu - e do instrutor Edilberto Wagner, da concessionária Motoca. Os dois abordaram o tema "Acidente de Trânsito".
O secretário de Trânsito, Leandro Braga, assinala que a campanha é desenvolvida em parceria com diversos órgãos, tais como Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e a iniciativa privada através da Motoca.
Segundo ele, palestras estão sendo realizadas diariamente nas escolas, universidades e empresas, conscientizando o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança em Imperatriz.
Leandro Braga anunciou ainda que a programação prevê a realização no próximo sábado, 23, às 16h, apresentação de peça teatral na praça de alimentação do Imperial Shopping, bem como blitz educativa na segunda-feira, 25, às 9h, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa em frente à loja Economia.
"Vamos colocar em diversos pontos da cidade carros envolvidos em acidentes de trânsito, visando alertar os motoristas sobre os riscos de sinistros, a necessidade de redobrar os cuidados e a conscientização no trânsito", informou.
A coordenadora de "Educação para o Trânsito", Teresinha Miranda, ressalta que a campanha prioriza a conscientização da sociedade com palestras, distribuição de panfletos, apresentação teatral, de vídeos e blitz em vias públicas. "Já temos palestras agendadas até o começo do mês de outubro, inclusive em várias empresas da cidade", disse.
Ele observa ainda que a campanha inclui ações da "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020", e avalia que, no trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. "O motorista precisa saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas", concluiu. (Gil Carvalho - Ascom/PMI)