Funcionárias do INSS participaram de um bate-papo sobre o câncer de mama com o radio-oncologista da Oncoradium, Dr. Ricardo Nakamura

A tarde dessa quinta-feira (16) foi de um expediente diferente para as funcionárias do INSS, agência Centro de Imperatriz. Elas participaram de um bate-papo sobre o câncer de mama com o radio-oncologista da Oncoradium, Dr. Ricardo Nakamura. A ação fez parte da programação do Outubro Rosa.

Na conversa foram tratados os mais diversos aspectos do câncer, desde as estatísticas até os modos de prevenção, descoberta do diagnóstico e tratamento. “É muito importante ver que tem pessoas interessadas em conhecer sobre a própria saúde, pois o nosso objetivo é alertar para a prevenção e para o diagnóstico precoce”, pontua o Dr. Nakamura.
Organizado pelo programa Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) do INSS, em parceria com a Oncoradium e a Coordenação Municipal de Saúde da Mulher, o evento pôde proporcionar um momento de interação entre as colaboradoras, que também puderam tirar dúvidas sobre os riscos, causas e consequências da doença.
Para a analista de seguro social e representante do SQVT do INSS, Mêrvane Ferreira, a prevenção dentro da instituição abre portas para discutir questões sociais. “Prevenir dentro do ambiente de trabalho é um momento ímpar para a instituição e até para a sociedade, pois nós nos tornamos multiplicadoras do que passamos a conhecer sobre a doença”.
Um dos temas tratados foi a importância das dietas livres de gordura, a prática de exercícios e o consumo reduzido de carnes vermelhas para contribuir com a diminuição de chances de surgimento do câncer.
Colo uterino – Um dos dados apresentados na conversa resultou em mais um alerta à população feminina: o Maranhão ainda é um dos únicos estados do Brasil em que o câncer de colo de útero é ainda mais incidente nas mulheres que o câncer de mama.
“Quanto mais informação as pessoas tiverem melhor fica a vida de toda uma comunidade, pois mais cedo se diagnostica, mais fácil é a cura e menos traumático é o tratamento”, esclarece o radio-oncologista da Oncoradium, Dr. Ricardo Nakamura, sobre a importância de todos terem conhecimento dos diversos tipos de câncer. (Assessoria)