Convidado para realizar a primeira palestra no II Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina, o paranaense Saint Clair Honorato Santos, Procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, se disse admirado pela grandeza da cidade de Imperatriz.
Em contato com o repórter, Saint Clair disse ter conhecido Imperatriz na década de 80, quando aqui esteve participando do Projeto Rondon, "no tempo que a cidade era ocupada por várias indústrias madeireiras e usinas de arroz", relembra. O Procurador de Justiça afirmou que visitou vários bairros, quando constatou que a cidade não apenas cresceu, mas também se desenvolveu.
Saint Clair agradeceu a acolhida dos coordenadores do II Fórum Ambiental e também teceu comentários elogiosos à cidade, a qual, segundo ele, vem caminhando no rumo certo do desenvolvimento equiparando-se com grandes cidades do sul do país, mas notadamente, do Paraná, seu estado de origem.
De acordo com o Procurador de Justiça, somente uma administração séria, voltada para os interesses da sociedade, pode atrair tantos investidores como vem acontecendo atualmente. Para Saint Clair, a atração desses grandes empreendimentos certamente criará sérios impactos ambientais, porém, em contrapartida, gera emprego e renda. "Por isso, o Conselho deve acompanhar e fiscalizar a construção desses empreendimentos", aconselhou.
Último palestrante, o presidente estadual do Partido Verde (PV) e ex-secretário de Estado do Meio Ambiente (SEMA), professor Washington Rio Branco, afirmou ao repórter que tem vindo constantemente a esta cidade "e toda vez que chego aqui vejo algo diferente". Rio Branco, que reside em São Luís, também se diz admirado com o recente desenvolvimento do município.
Reportando-se sobre as ações do prefeito Sebastião Madeira, disse que este construiu seu futuro político desde que foi deputado federal por quatro mandatos. "No Congresso Nacional o Madeira construiu amizades com deputados e senadores, independente de partido político, tornando-se conhecido em todo o Brasil", observa Rio Branco.
Para ele, foi a seriedade demonstrada como parlamentar zeloso que o conduziu à chefia do executivo municipal. "Da mesma forma, foi reconduzido pela segunda vez ao comando da prefeitura", afirma Washington Rio Branco, acrescentando que Imperatriz continuará sendo o grande atrativo dos investidores no sul do Maranhão, por ter uma administração séria e por sua localização geográfica. (Domingos Cezar/ASCOM)