O palestrante Mury Campos magnetizou a atenção do público, na noite de quinta-feira (18), durante a palestra em que ministrou, no auditório do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI), intitulada “Dando um show de motivação em vendas no Natal”, como parte da programação desenvolvida na solenidade de lançamento da Campanha Especial de Natal 2012, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz.
Mury Campos falou para um auditório superlotado por empresários, diretores, gerentes e jornalistas por mais de uma hora, sob os olhares atentos dos participantes. A fala do palestrante foi intercalada por momentos de humor, nos quais o mesmo discorreu sobre a importância do projeto natalino, segundo ele, um dos maiores do Brasil, realizado pela CDL, que é “a casa do lojista”.
Em sua décima edição, a campanha será desenvolvida durante o período de 15 de novembro a 4 de janeiro, sob o tema “Sonho Especial de Natal na Casa do Papai Noel”, com a participação de lojas, supermercados, farmácias, hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, bares, entre outros estabelecimentos credenciados.
Os prêmios são uma camionete S-10 zero quilômetro e cinco caminhões repletos de produtos. Para concorrer, o consumidor tem de comprar, no mínimo, R$ 50 nas lojas credenciadas.
O vendedor atendente do cliente ganhador da S-10 Flex será premiado com R$ 1.000. Já os vendedores atendentes dos clientes ganhadores dos caminhões abarrotados de prêmios receberão R$ 500.
Além de diretores da CDL e convidados, o prefeito Sebastião Madeira, que estava acompanhado do vice-prefeito eleito, pastor Luiz Carlos Porto, prestigiou o ato de lançamento da décima edição da Campanha “Sonho de Natal”, evento exitoso da CDL. O presidente da entidade, empresário Francisco da Silva Almeida, destacou a relevância do apoio dos empresários lojistas.
O palestrante Mury Campos é natural de Picos (PI), tem 58 anos, é tecnólogo têxtil com estágio profissional na Suíça e Portugal. É também licenciado em Letras pela Universidade Federal do Piauí e tem, ainda, cursos de Qualidade realizados pela Fundação Cristiano Otonni, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Auditor de Qualidade no Bureau Veritas International, compilou o livro “Há sempre algum motivo para sonhar”. Presta consultoria para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), CDLs, empresas e instituições públicas e privadas, em todo o território nacional.
Para ele, Imperatriz é uma cidade crescente em todos os sentidos. Mury Campos confirma os dados de que a cidade é uma das que mais crescem no Brasil, tendo recentemente sido destaque em reportagem da revista “Veja”, da Editora Abril, com circulação nacional.
A seguir, confira a íntegra da entrevista com o bem-humorado palestrante Mury Campos, que percorre o Brasil falando sobre motivação:
“A minha palestra trabalha a área motivacional; faço com que as pessoas tenham a autoestima elevada, mostrando que a gente pode fazer a partir de nós mesmos. A gente fica achando que as coisas não dão certo, que a mente pesa e o corpo resiste à ação; assim, vai passando o tempo e a gente não faz, enquanto outros vão fazendo. Quando a gente menos espera, olha e diz: ‘Meu Deus, aquilo era ideia minha’. Era, mas você não fez e alguém fez em seu lugar. Então, nós estamos mostrando que as pessoas podem fazer a partir de si mesmas, e até mudar o mundo, porque o mundo só vai mudar no dia em que a gente mudar. E contribuir com isso é o que a gente veio fazer aqui, nesta grande campanha de Natal que está sendo organizada pela CDL de Imperatriz, nesta cidade pujante e crescente, localizada no Centro-Sul do Maranhão; então, não tenho dúvida de que, mais uma vez, vai ser realmente um grande sucesso.”
O que você pretende mostrar durante a palestra?
Mury Campos - Levar ao público isso: que as iniciativas têm de partir de nós mesmos; temos de sair do marasmo, da mesmice, tendo em vista que a mesmice todo mundo faz. Temos de fazer diferente, e é isso que a CDL está fazendo ao trazer para a cidade a maior Campanha de Natal, só perde para aquela outra realizada pelo Programa do Faustão, da Rede Globo, aos domingos. Trata-se, sem dúvida, da maior campanha natalina do Maranhão e, talvez, do Brasil. É Imperatriz mostrando ao empresário que ele tem de participar, que tem de ficar junto, com a cidade já sabendo, pois o evento faz parte do calendário de atividades realizadas a cada final do ano, e tem gente que fica esperando, querendo saber das novidades, conhecer os prêmios. Então, caro empresário, é hora de você participar, é o momento de mostrar que confia na cidade, na sua entidade (aqui, por exemplo, a CDL), ouvindo o seu cliente e fazendo alguma coisa por ele, uma vez que ele é a pessoa mais importante que existe para você.
Já que o Natal é a melhor época para as vendas, como despertar o espírito natalino no lojista e sua equipe de colaboradores?
Mury Campos - O Natal é o melhor e maior período para as vendas. Uma época de festas, em que os corações se abrem. E quem sai lucrando são os lojistas, o comércio e a cidade, que vai arrecadar mais tributos. Os recursos serão investidos na educação e na saúde, por exemplo, setores considerados vitais para o desenvolvimento do País. Portanto, é importante que todos participem, principalmente durante o período natalino, irmanados também sob o espírito religioso, data em que comemoramos o nascimento do Menino Jesus, que veio fazer a primeira grande revolução na terra.
A propósito, como motivar uma equipe?
Mury Campos - Depende de vários fatores, depende da crença, de como está a família, de como está a minha parceria com os outros. É importante que todos esses fatores estejam interligados. É importante, em primeiro lugar, que lojista esteja motivado para que o funcionário também esteja – e vice-versa. Não adianta ficar coma cara fechada, levar problemas para a empresa, uma vez que isso não motiva ninguém. O dinheiro é importante, mas existem outros fatores que motivam muitos mais. As três coisas mais importantes que motivam o ser humano: ele mesmo, o seu trabalho e a sua família. Se você estiver bem como isso, estará de bem com o restante.
Qual o papel da CDL nesse contexto?
Mury Campos - Fazer agregar, fazer com que os empresários participem da Campanha “Sonho de Natal” e façam com que os seus funcionários também participem. Quanto mais o empresário e o funcionário se engajarem, não tenho dúvida, mais a campanha vai crescer, alcançando um recorde de vendas, ultrapassando os dois milhões de cupons, a meta do projeto natalino.
Qual sua visão sobre as promoções, elas também despertam a atenção do público consumidor?
Mury Campos - Sim, aliada a preço e qualidade; mas, hoje, com a estabilização da economia brasileira, a principal ferramenta é o atendimento. Eu volto a repetir: a mesmice todo mundo faz. Os preços podem até ser maiores, entretanto o atendimento é que faz a grande diferença. Tiro por mim: quando entro num local em que sou bem recebido, me sinto bem, saio satisfeito. Ao contrário do que acontece quando se vai a um lugar em que os produtos são até mais baratos, só que somos tratados como um sujeito qualquer, aí a gente sai insatisfeito. Portanto, é o atendimento, definitivamente, que faz a grande diferença nos dias de hoje.
Comentários