Equipes do Núcleo de Educação Ambiental, NEA, e Departamento de Coleta Seletiva, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, visitaram, na tarde de quinta-feira, 15, os campi Bom Jesus e Centro da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, para conversar com zeladores e administradores para esclarecerem sobre o trabalho de implantação da coleta seletiva em vários pontos da cidade. O objetivo é alinhar as ações de conscientização e destino dos resíduos.
De acordo com o diretor do Departamento de Coleta Seletiva da Semmarh, Jairo Sant'Anna, já existem mais de 20 pontos de entrega voluntária distribuídos pela cidade e em torno de 16 parceiros que já realizam a coleta seletiva em suas instituições. "Nosso principal objetivo é otimizar a geração de resíduos e destiná-los adequadamente, dar um destino correto aos resíduos gerados nos dois campi e os zeladores têm um papel fundamental nesse início", comenta o diretor.
A iniciativa de trabalhar junto à Secretaria de Meio Ambiente para a implantação da coleta seletiva, na universidade, veio da necessidade de transformar a destinação dos resíduos. Segundo Eliziane Rosa, administradora do campus Centro da UFMA, esse é um dever de todos os cidadãos. "Marcamos o dia da primeira coleta para 21 de março e esse mesmo trabalho será feito com os estudantes e servidores. A assistência estudantil vai trabalhar junto aos centros acadêmicos na conscientização dos estudantes", explica.
Os kits de lixeiras já existiam na universidade e os próximos passos serão incentivar alunos e servidores a realizarem a separação correta dos resíduos. O diretor do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da UFMA, Daniel Duarte, parabenizou a equipe e comentou a importância da realização dessa iniciativa. "Esse é um trabalho necessário, estamos em um ambiente onde replicamos conhecimento, acredito que isso não vai ficar restrito aos muros da universidade, o aluno vai replicar essa metodologia além da instituição e assim esperamos conseguir um ambiente mais limpo, mais adequado na nossa cidade", ressaltou. (Giuliana Piancó - Ascom)
Comentários