Aconteceu nessa sexta-feira (13), às 19h, no auditório do campus Centro da UFMA de Imperatriz, a palestra "Método APAC - Instrumento de efetivação da dignidade humana na execução penal". Promovida pelo curso de Direito da UFMA, campus Imperatriz, a palestra será ministrada pelo representante da Fraternidade Brasileira de Assistência ao condenado, Pastor Valmir Nogueira da Silva.
A palestra tem como objetivos informar os ouvintes a respeito do trabalho realizado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e recrutar voluntários para colaborarem com a instalação do método em Imperatriz. Apesar de já estar em atividade, esse procedimento ainda não atua com todas as suas ferramentas no sistema prisional da cidade.
APAC é o nome dado às unidades prisionais que utilizam um método caracterizado pela corresponsabilidade dos presos, chamados de recuperandos, em sua recuperação. Objetiva a reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, utilizando a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva que elas exercem.
É um trabalho de ressocialização, que busca, através da valorização humana dos condenados, vinculada a evangelização, oferecer alternativas de  recuperação e evitar a reincidência no crime. Os recuperandos recebem assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica, prestada pela comunidade onde se localizam, e tem a oportunidade de participar de cursos supletivos e profissionais, atividades variadas, além de terem maior envolvimento com a família e municipalização da pena.
A palestra será aberta para alunos de todos os cursos e vai tratar dos métodos necessários para constituir juridicamente, implantar e desenvolver uma APAC. (Ascom UFMA)