Foi encerrada ontem (22) a Semana de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente em Imperatriz. Promovida pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no período de 18 a 22 de maio, a Semana tinha por objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade a cerca da temática, além de marcar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente - 18 de maio.
A Semana, que abordou a temática “Quem ama protege e quem protege denuncia”, foi encerrada com a realização de uma palestra para os alunos da Escola Municipal Lia Evangelista, no empreendimento habitacional Itamar Guará II. Além de uma passeata pelas principais ruas do habitacional a fim de alertar à comunidade para a violência contra a criança e o adolescente.
A coordenadora do CREAS, Jucilene Reis, analisou como positiva a realização da Semana.
“Nós conseguimos alcançar o objetivo de forma satisfatória. Entendo que conseguimos sensibilizar a sociedade em geral, assim como as famílias. Enfatizamos com o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, público esse formado por crianças e adolescentes sobre a importância de denunciar casos de violência sexual, bem como também direcionamos as informações para as mães com o intuito de não serem coniventes se em algum momento presenciarem este crime hediondo”, declarou Jucilene.
Ela explicou ainda que o CREAS realiza campanhas sobre o Abuso e Exploração Sexual constantemente em escolas, centros comunitários, faculdades e tantos outros espaços.
“Esse é um trabalho constante do CREAS. Além de fazermos os atendimentos com equipe multiprofissional de restabelecimento de vínculos emocionais das crianças e adolescentes que chegam ao CREAS, também temos a preocupação de fazer o outro lado, que é a prevenção e orientação da comunidade sobre esse crime”, relatou.
Fazendo coro à campanha com a mesma temática realizada pelo Poder Judiciário, através da Vara e Promotoria da Infância e Juventude, todos do poder público, em especial SEDES, CREAS, dentre outros programas, participaram de uma grande caminhada que teve concentração na Praça de Fátima e percorreu as principais ruas do Centro de Imperatriz, encerrando oficialmente o marco de 18 de maio. (Sara Ribeiro - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15313
Comentários