Durante a tarde desta terça-feira (07), aconteceu a palestra “Bovinocultura de Corte”, no auditório Juca Machado. Na oportunidade, o palestrante e consultor pecuarista, Adilson Aguiar, mostrou dados nacionais de produção em pasto. Estiveram presentes estudantes, técnicos, pecuaristas e membros da indústria e comércio.
“Essa é uma oportunidade ímpar, porque, muitas vezes, o pecuarista fica isolado lá na propriedade, no seu dia a dia, e o técnico e a indústria em outros locais, e a gente não consegue reunir todas essas pessoas que estão integradas nessa cadeia, quer seja de carne, quer seja de leite”, explica Adilson Aguiar, e acrescenta: “Eu viajo o país inteiro e participo de muitas feiras pecuárias e, infelizmente, não aproveitam essa oportunidade de discussão e o evento passa a ser apenas festa. Nem sempre se tem esse debate em grupo”, destacou.
Segundo o consultor, na maioria das regiões do Brasil a pecuária ainda trabalha com um nível tecnológico baixo e, avalia que, principalmente as áreas de melhoramento genético, nutrição e gestão administrativa das fazendas precisa-se melhorar muito.
O fazendeiro Jessé Sabino Leite participou da palestra e afirma: “de todas as palestras que eu já assisti, essa foi a melhor”. E explicou: “nós, fazendeiros, temos nossas dúvidas particulares e em oportunidades como essa podemos saná-las”.
A palestra é resultado de uma iniciativa do Sindicato Rural de Imperatriz com patrocínio da empresa Fribal.

Mastite 
Aconteceu nesta terça-feira (07) a palestra “Boas Práticas de Ordenha” dirigida pelo técnico Gildevan Cardoso, em parceira com Sebrae. Na oportunidade foram expostas instruções para a prevenção da Mastite. 
Os prejuízos causados na redução da produção de leite podem chegar a mais de 20% na produção diária em bovinos que contraem a Mastite. As perdas vão desde a desclassificação do leite por causa da qualidade e dos resíduos de antibióticos, até o descarte e morte de vacas, além dos gastos com tratamento. “É importante esse tipo de espaço para nos adequarmos e trabalharmos da melhor forma em nossos espaços”, afirmou o palestrante.