Membros da Secretaria da Mulher de Imperatriz realizaram na última terça-feira (02), no campus de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), uma palestra sobre as ações da Secretaria da Mulher de Imperatriz.
A palestra foi ministrada pela secretaria da Mulher, Conceição Formiga, e a assessora de projetos Sueli Barbosa. O intuito da secretaria com a ação na universidade, além de apresentar o trabalho desenvolvido pelo município, é cumprir um dos objetivos que consta nas ações do “I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres”, que prevê a criação de Núcleos de Estudos e Pesquisa em Gênero nas universidades e faculdades locais.
O primeiro momento, segundo a secretária da Mulher, Conceição Formiga, foi de sensibilização da comunidade acadêmica. Para isso, foram apresentadas as ações da Secretaria, a rede de proteção à mulher e também o I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, criado em 2012.
Para a secretária Conceição Formiga, é preciso integrar a universidade nas ações do município. “É de extrema importância essa ação, percebo que houve interesse da academia na nossa proposta. Agora vamos nos organizar para dar o próximo passo e instalar esse núcleo aqui na UFMA”, planeja.
“O objetivo principal da Secretaria em almejar criar esse núcleo de pesquisa e estudo é conseguir criar um mecanismo para recolher informações e a base científica dará norte nas nossas ações, além de monitorar o trabalho da secretária. Com isso, vamos poder nos avaliar e buscar melhorias em nossas ações”, afirma a assessora de projetos da Secretaria da Mulher, Sueli Barbosa.
Segundo a professora mestre do curso de Comunicação Social da UFMA, Thaisa Bueno, a academia pode contribuir com o embasamento científico de ações da Secretaria. “A pesquisa científica mostra uma Imperatriz que está escondida, você sai da perspectiva do eu acho, do que você pensa porque a pesquisa te dá um embasamento. Além de trabalhar em grupo, permite pensar em grupo”. Ela acrescenta que, para os alunos, é interessante também porque é uma maneira de poder colocar em prática a capacidade de pesquisar, conhecer melhor e interagir, que é fundamental na academia.
Plano Municipal de Políticas para as Mulheres
O Plano Municipal de Políticas para as Mulheres contém 122 ações divididas em oito capítulos que abrangem todos os setores da vida humana, como educação, saúde, lazer e principalmente no enfrentamento da violência doméstica familiar.
Para executar as ações, o município contará com o apoio dos Governos do Estado, Federal e órgãos como o Ministério Público, dentre outros. O plano é um instrumento de implementação e implantação de ações e serviços da Secretaria da Mulher. (Ascom UFMA)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14746
Palestra discute a pesquisa científica no trabalho da Secretaria da Mulher em Imperatriz
Secretaria da Mulher e comunidade da UFMA se reúnem para discutir a implantação de núcleos de pesquisa voltados ao gênero
Comentários