Produtos orgânicos
Casqueamento
Crédito Rural

Na manhã dessa sexta-feira (10), aconteceu na Expoimp uma palestra sobre “Produção de alimentos orgânicos”, no auditório Juca Machado. Na ocasião, várias dicas foram dadas paras estudantes, técnicos, pecuaristas e membros da indústria e comércio que estiveram presentes no local.
Os alimentos orgânicos são produzidos sem agrotóxicos, isso significa que são mais seguros para o seu consumo e não contaminam o meio ambiente. As propriedades orgânicas adotam práticas que contemplam o uso saudável do solo, da água e do ar, de modo a reduzir as formas de contaminação e desperdícios de alimentos.
Para o palestrante e Fiscal Federal, Genilson Ferreira, é necessário bastante conhecimento para que o produtor consiga produzir produtos orgânicos de boa qualidade. “O objetivo da palestra foi difundir a informação sobre o que é o produto orgânico e do que o produtor precisa para se transformar em um produtor de produtos orgânicos”, conta.

Casqueamento
Também nessa sexta-feira (10) pela manhã ocorreu uma palestra sobre “Casqueamento de animais”, ministrada pelo técnico Ênio Mirante e voltada para vários pecuaristas de pequeno porte de Imperatriz e região.
O casqueamento tem como principal objetivo prevenir doenças dos cascos em animais estabulados e mesmo mantidos em piquetes. Eventualmente, é possível corrigir pequenas imperfeições nos aprumos, amenizando o problema de membros com pequenos defeitos.
Durante a palestra, Ênio mostrou na prática algumas técnicas de casqueamento. Para ele, é necessário que o pecuarista entenda por qual motivo essa técnica é tão importante. “É necessário entender que o casqueamento é algo voltado à saúde do animal, é importante se atentar para os cuidados básicos e assim ser bem-sucedido na área”, afirma.

Crédito Rural
A agenda de palestras durante a 47ª Exposição Agropecuária de Imperatriz se encerrou ontem, 10, com a palestra “Crédito Rural”, organizada pelo Banco do Nordeste, em parceria com Sinrural e Sebrae. O evento contou com a presença de produtores rurais de diversos locais da região e discutiu as linhas de crédito existentes no Banco do Nordeste para o trabalhador rural.
“Viemos apresentar aos produtores as linhas de créditos disponíveis para produtores rurais e agricultores familiares. Muitas vezes, o trabalhador tem a necessidade do crédito, mas não sabe onde encontrar. E nós estivemos aqui hoje para repassar essas informações e ajudar essas pessoas”, afirmou o gerente de negócios da área do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) do Banco do Nordeste, Claudinir Diangili.