Na última quarta-feira (26), foi realizada a palestra com o tema “Infância e História da Educação Infantil: Uma abordagem histórica”, no auditório da Universidade Aberta do Brasil - UAB. Organizado pela coordenação do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus Imperatriz, o evento teve como palestrante convidado o professor pós doutor em Ciência da Educação pela Universidade de Lisboa, Moysés Kualmann Jr.
Durante a palestra, além dos fatos históricos da Educação Infantil no Brasil, foram abordados temas como políticas pedagógicas, formação de professores e boas condições de trabalho como fatores determinantes para a boa construção de um currículo infantil.
Tratar a criança como sujeito e dar voz ao aluno foram algumas das orientações do palestrante. “A psicologia trouxe muitas contribuições para melhoria da educação. É importante entender como age o aluno e como ele pensa, mas a psicologia não substitui a pedagogia, porque a pedagogia, além de entender o aluno, cria metas e métodos para o desenvolvimento das crianças”, é o que afirmou o professor Moysés Jr. durante a palestra.
A professora da UFMA Maria Aparecida Correa Custódio aponta que é importante resgatar o passado, porque ajuda a compreender algumas questões do presente na educação, que acabam aparecendo em outra moldura e outra perspectiva, “é importante buscar nas raízes uma compreensão maior sobre algumas questões problemáticas da educação infantil”.
“Não é só aprender a ler, é importante ensinar os significados das palavras. No país hoje temos um grande número de analfabetos funcionais, que são pessoas que sabem ler, mas não conseguem compreender o significado e sentido dos textos”, é um dos apontamentos da professora do curso de Pedagogia.
Lançamento de livro
Durante o evento, foi realizado o lançamento do livro que conta a história da educação de Imperatriz. A obra intitulada “História da educação de Imperatriz: Textos e documentos” foi organizada pela professora Mariléia dos Santos Cruz, do curso de Pedagogia da UFMA-Imperatriz.
A obra é resultado de dois anos de pesquisas financiadas pela FAPEMA, feita por professores e alunos do curso de Pedagogia da UFMA. O livro apresenta a trajetória da educação no município durante a segunda metade do século dezenove até os primeiros trinta anos do século vinte (1864 a 1930). (Ascom UFMA)
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