A bióloga Ivanice Cândido, da assessoria de projetos especiais da Sepluma, ministra palestra aos alunos de uma escola particular em Imperatriz

Estimular a reflexão e a mudança de atitude; motivar ações ambientalmente corretas e realizar estudo da viabilidade de implantação da redução, reutilização, reciclagem e redução da produção de resíduos sólidos em Imperatriz. Esse é o objetivo do projeto 4Rs da Sustentabilidade, ministrado pela bióloga Ivanice Cândido Almeida, assessora de projetos especiais da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma).

De acordo com a orientadora, Ana Valéria da Silva, alunos do 3º ano de uma escola particular de Imperatriz, participaram da palestra instigando-os a implantar em curto prazo o projeto coleta seletiva para fins de preservação ambiental e inclusão social dos membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari).
Segundo ela, os alunos observaram o conceito de sustentabilidade – condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência – e a importância do uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes que não podem comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.
“É por meio da expressão ‘4Rs’, que se refere às palavras reduzir, reutilizar, reciclar e reeducar, diretamente relacionada à questão da produção do lixo que, por sua vez, está relacionada ao modo de vida da sociedade moderna”, lembra Ana Valéria, ao observar o avanço tecnológico, onde cada vez mais são consumidos produtos de forma acelerada.
Ela diz que diante das “nossas atitudes de consumo exagerado, o volume de lixo descartado só aumenta, devendo inserir todas as gerações nessa reflexão para mudança de atitudes por meio desse projeto, que é considerado de suma importância à população de Imperatriz”. “E esse projeto inicia conscientizando crianças e adolescentes sobre a necessidade de preservação ambiental e da reutilização de resíduos sólidos”, defendeu.
A assessora de projetos especiais Ivanice Cândido enfatiza que o projeto visa ainda promover o envolvimento dos alunos, do corpo docente, pais e da comunidade em geral em defesa da sustentabilidade no município de Imperatriz. [Gil Carvalho]