Trabalhar a segurança como um valor. Foi assim que Wesley Almeida, palestrante mineiro, reforçou o discurso da prevenção e os cuidados com colaboradores da Cemar em Imperatriz. A palestra aconteceu em dois momentos e encerrou na terça-feira (14), no auditório da Companhia, para construir uma filosofia de mais critérios e cuidados no ambiente de trabalho, principalmente para trabalhadores da área do setor de energia elétrica.
Wesley Almeida é consultor e viaja todo o país com palestras motivacionais e de orientação à segurança em várias empresas. Seu relato pessoal é o que mais impressiona por onde passa. Wesley perdeu os dois membros superiores, vítima de um acidente enquanto trabalhava na rede elétrica, o que fez com que toda sua vida mudasse a partir dali.
“Precisamos valorizar o que temos de mais precioso, nossa vida. Quem trabalha com energia elétrica precisa ter atenção redobrada, pois você lida com algo invisível, você não consegue perceber a eletricidade. Mas cuidados simples podem evitar acidentes fatais”, ressaltou.
Durante sua palestra, Wesley mostrou a trajetória da sua carreira profissional, a luta pela vida, e a sua adaptação para uma rotina, agora sem os dois braços, temas como: motivação, foco, determinação e segurança compartilhada, foram itens abordados durante o encontro. Para Valquíria Gomes, eletricista de campo há mais de cinco anos, foi um momento emocionante, com lições para ela levar por toda a vida.
“Eu amo minha profissão. O que mais fiquei emocionada foi quando a família teve que assinar o termo para autorizar a amputação dos membros, não foi um momento fácil. A cada dia que se passa é preciso dar valor ao equipamento de proteção individual. Nunca sofri nenhum acidente, eu procuro sempre obedecer as regras de segurança e passar isso aos meus parceiros durante o tralho, principalmente os novatos.
Os últimos dados divulgados em 2014 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostram que em 2014 foram registrados 471 mortes decorrentes de acidentes de trabalho com eletricidade, contra apenas 53 no ano anterior em todo o país. Além disso, foram registrados 766 acidentes com terceiros envolvendo rede elétrica e demais instalações. Desse total, resultaram 264 mortes.
A palestra, promovida pela Cemar para colaboradores e empresas parceiras, deve percorrer outras cidades do Maranhão, como Timon, São Luís, Pinheiro e Bacabal. (Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15558
Palestra destaca sobre a importância da prevenção com eletricidade no trabalho
O palestrante Wesley Almeida, sem os dois membros superiores devido a um choque elétrico, compartilha informações sobre os perigos e alerta para os cuidados com eletricidade
Comentários